Millor Fernandes:
Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
STF acaba de aprovar mais um passo rumo a uma ditadura completa: Policia poderá entrar em residências sem mandado.
É lícita a invasão de domicílio visando a busca de provas sem mandado judicial pela polícia militar, desde que amparada em fundadas razões pelos agentes, justificada a excepcionalidade por escrito, sob punição disciplinar, civil ou penal. Essa foi a decisão do plenário do STF nessa tarde de quinta-feira (5).
"Busca e apreensão é claramente invasiva, mas tem grande valia para a repressão" (WTF?!?!?!)
O ministro Gilmar Mendes, relator do processo, teve seu voto seguido pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Celso de Mello e o presidente Ricardo Lewandowski
Por maioria, os ministros estabeleceram a tese de que as buscas sem mandado judicial são lícitas quando amparadas em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, desde que haja flagrante delito no local. Os abusos deverão ser verificados nas audiências de custódia, sob punição disciplinar, civil ou penal dos agentes policiais.
"carta em branco para a polícia invadir domicílios"
Marco Aurélio Mello acredita que o voto de Gilmar será "uma carta em branco para a polícia invadir domicílios".
O STF com isso acaba de dar armas para qualquer governo de estado, ou federal para perseguir e invadir domicílios ao seu bel prazer e interesse, pois as condições para justificar tal ato - ao meu ver - poderão ser das mais vazias possíveis.
Num pais onde não existe um minimo respeito a propriedade privada era natural que em algum momento que a inviolabilidade de domicilio, direito garantido na constituição, fosse jogado no lixo.
Leia mais em: http://portal-justificando.jusbrasil.com.br/noticias/252709601/policia-pode-entrar-em-residencias-sem-mandado-decide-stf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.
Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.
O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.