Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 9 de janeiro de 2016

Nas novas manifestações pelo passe livre a última coisa que os movimentos querem é o povo na rua

Muita gente boa se perguntando o porque de fazer manifestações pedindo um "bem comum para os trabalhadores e pobres" [pfff] descambando para a violência e e depredação onde justamente os mais prejudicados pela ação dos vândalos são os trabalhadores na volta para casa.

Isso obviamente tira deles o apoio popular que a causa necessitaria para ter sucesso, como teve em 2013 quando os governos decidiram cancelar o aumento das passagens.

E ainda tem quem acredite que as manifestações de Junho de 2013 começaram espontaneamente. O MPL, PSTU, PSOL e o Black Blocs agradecem pela sua boa vontade. O objetivo é manter nas ruas manifestações totalmente partidarizadas, com uma agenda politica e estatista.

Lembrem que em 2013 as manifestações do movimento passe livre deixaram de ser sobre os 0,20 centavos passando a ter reivindicações mais genéricas como mais saúde, educação a partir do momento que o aumento foi cancelado, ou seja as pessoas continuavam pedindo aquilo que o MPL queria: Mais estado.

Num determinado ponto as manifestações passaram para um motivo que tirou o foco do que pretendia o MPL: Corrupção no governo federal (algo que afetava diretamente o PT) e consequentemente abria passagem para pedidos de redução do estado. Criando um novo personagem na politica brasileira, o manifestante Coxinha.



As manifestações organizadas pelo MPL quase se tornaram um tiro que saiu pela culatra, pois ao invés de os protestos seguirem pela cartilha marxista contra os 0,20 centavos os protestos tomaram um rumo antipartidário. Reflexo da insatisfação do cidadão com toda classe politica e todo o sistema de democracia representativa, mas é óbvio que a população sequer entende esses conceitos. Os resultados são bastante questionáveis.

Preciso lembra-los que tão logo as manifestações se tornaram apartidárias, onde militantes de partidos de esquerda eram expulsos aos pontapés pelos "coxinhas", surgiu o segundo grande personagem de 2013: Os black blocs - pessoas mascaradas que surgiam infiltradas para causar tumulto, violência, e trazendo a tona novamente a truculência (agora justificada da policia) e dispersando as pessoas com medo da selvageria.

O resultado foi o esvaziamento das manifestações tendo somente o foco no vandalismo e o retorno de pedidos " de mais estado" por ditos "anarquistas" e "infiltrados".

O objetivo não é apoio popular. O objetivo é desde já controlar o foco das manifestações para que não saia da pauta de interesse esquerdista.

A última coisa que eles querem é o povo na rua. O que eles querem é o monopólio perdido da mobilização nas ruas e pautar a indignação das pessoas.


Mais: 

Black Blocs: Qual a necessidade de justificar a baderna?
http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/10/black-blocs-qual-necessidade-de.html

2011 - O uso das aspas para desabonar manifestação legitima escancara a cara-de-pau governista...
http://shogunidades.blogspot.com.br/2011/10/o-uso-das-aspas-para-desabonar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)