Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 12 de julho de 2009

100 anos do Theatro Municipal / Cinelândia agoniza


Está quase terminado, faltam detalhes. A prefeitura está construíndo um belissimo palco no largo da Cinelândia em frente ao teatro para a festa de seus 100 anos que também marcam sua re-inauguração após uma severa reforma e restauração desta que definitivamente é uma das construções mais belas da cidade, se não for a mais bela.

Fica aí o contraste pois a mesma praça que foi palco das grandes manifestações políticas que marcaram a história do País - como a Passeata dos Cem Mil e as Diretas Já. Ponto concorrido em época de eleições. A cinelândia está caíndo aos pedaços. Com inúmeras falhas no piso de pedras portuguesas, algumas dezenas de moradores de rua além da rotina já crônica de urina no local. A Cinelândia se tornou um banheiro público a céu aberto. Os comerciantes que trabalham no local amanhecem o dia jogando desinfetante no entorno de bancas de jornal, monumentos e prédios que cercam a Praça Floriano.

Fonte O globo.

Um outro atrativo que se perdeu foram as salas de cinema hoje somente sobrevivendo o cine Odeon, graças ao patrocínio da Petrobrás. Enquanto o tradicional Palace está fechado com tapumes e não se sabe qual será o seu destino. Além de outros que tornaram-se ou igrejas da Universal ou pulgueiros que servem somente para exibição de filmes pornôs e de motel.

Revitaliza-se o teatro mas esquecem do seu entorno tão rico cultural e históricamente, quando o Municipal.

Cine Odeon

É uma pena pois não há coisa melhor que num final de tarde encontrar-se com amigos para um bate papo nos bares da região como o tradicional Amarelinho. Admirar a belissima arquitetura dos predios como a Biblioteca nacional, câmara de veradores além do já citado Teatro Municipal.


Um dos mais preciosos pontos intelectuais, politicos e culturais. Além de cartão postal arquitetônico e histórico da cidade jogado às traças.

Vista da Cinelândia: Câmara dos vereadores e amarelinho.

2 comentários:

  1. Que nojeira! Centro de São Paulo tá igual, pelo menos quando eu ia pra lá...

    ResponderExcluir
  2. Po, o centro da cidade do RJ sempre teve esse problema... se o pessoal tivesse educação e o município ou o governo desse uma infraestrutura melhor ia ser uma dos bairros mais bonitos do RJ, se dúvida, pelo perfil arquitetônico, etc.
    Apesar de tudo, eu curto andar pelo centro do RJ. Tenho saudade de quando morava aí e ia pro centro ficar perambulando pelos inúmeros sebos da Av. Passos e também um encontro anual de sebos de rua que ocorre bem na cinelândia com livros em preços módicos, rsrs.
    Também curtia dar um rolé na clássica Uruguaiana. Além de outros lugares que tenho certeza que são bem legais e eu não conheço, por ter me mudado bem na hora que tava botando o cavalinho na chuva, kkkkkkkk.
    Mas é maneiro ver que pelo menos estão reformando e valorizando um pouco o nosso patrimônio cultural.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)