Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rio 2016, opinião.


Está chegando a hora para sabermos qual cidade será a sede dos próximos jogos olimpicos em 2016.

Eu particularmente sou contra, acho que vai ser apenas mais um evento onde serão construídos dezenas de elefantes brancos. Como foi no Pan do Rio, não haverá legado. Pouquissímas coisas serão realmente benéficas ao cidadão carioca. Vide o engenhão, estádio atualmente usado (?!?) pelo Botafogo.

Quanto mais eu vejo nossos governantes (Cabral e Paes) fanfarronando na TV cantando e dançando rindo como se tudo fosse uma maravilha e já contando com as verbas quie virão, mais tenho certeza disso.

Porém vejo que minha opinião e luta é inglória. Tudo indica que o Rio será escolhido para sediar os jogos.

Noto na maioria das pessoas uma credulidade e total alienação desesperadora. As classes que deveriam ter algum senso critico agem como se o Rio fosse uma novela de Manoel Carlos, onde somente existe a Zona sul e tudo é lindo. Os jornais sobretudo os do grupo o globo noticiam matérias ufanistas num clima de total oba oba.

Se você se manifesta contra os argumentos usados para defender a candidatura do Rio são os mais variados e patéticos possiveis. Desde a um suposto bairrismo contra o Rio vindo de paulistas, passando por idéias imbecis de que o "Rio é lindo" (disso eu sei cara-pálida eu moro aqui e vejo), "o Brasil merece" usam um suposto lucro no turismo (é obvio que vai ter) a um pseudo-nacionalismo burro e infantil.

Eu sou carioca amo minha cidade, defendo o nacionalismo consciente mas sou contra.

É óbvio meus amigos que teremos lucro, que irá gerar empregos, que teremos dinheiro girando na cidade, mas por quanto tempo? os jogos acabam os turistas se vão e o que fica? o que fica para o cidadão carioca? o que o resto do Brasil ganha? já que vocês aí do Sul, norte, nordeste e demais estados do sudeste também pagarão a conta.

Eu acho que o Brasil antes de construir praças esportivas precisa investir em esporte, investir no ser humano. Enquanto se gastam 100 milhões em publicidade para a candidatura do Rio 2016 nossa principal revelação na ginastica olimpica precisou passar rifa para arrecadar dinheiro para uma cirurgia de uma lesão. Isso é somente um pequeno exemplo.

Enfim, posso estar errado talvez esses jogos possam de fato servir para ajudar o Rio a se reerguer. Ainda defendo a ideia de qualquer mudança significativa no Brasil deve começar pelo Rio de Janeiro. Mas, ainda acho que antes de construir estádios deveríamos construir uma nação e uma cidade realmente maravilhosa.

E você o que acha?

Um comentário:

  1. Olha, eu não acho, eu tenho CERTEZA que eu ODEIO novela do Manoel Carlos, ai que ódio!

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)