Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Penta sim, a verdade sobre 1987. O futuro Hexa.


Com a possibilidade eminente de o título do campeonato brasileiro de 2009 ir para a Gávea, novamente surge essa polêmica insuportável sobre a copa união de 1987 vencida pelo Flamengo no campo, mas dada ao Sport (ixpor) na justiça. O atual presidente do ixpor num surto de coronelismo arcaíco e bizonho ameaça processar quem por ventura diga que o Flamengo, caso seja campeão, é Hexa-campeão.

O jornalista e comentarista Paulo Vinicius Coelho e tantos outros já falaram dessa questão atribuíndo legitimidade ao flamengo como campeão de 1987. Se você não se lembra da história ou era jovem demais para ter acompanhado as noticias da época. Este texto é a comprovação dos fatos.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Eis a explicação do PVC:

"Como prometi no ar, explico tudo o que aconteceu em 1987.
A história começa em 1986.
Até aquele ano, os campeonatos estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de São Paulo, os cinco primeiros do Rio, os dois melhores do Mineiro, do Gaúcho, do Pernambucano, os campeões estaduais de outros estados se classificavam.
Assim, entre 1980 e 1986, o Brasileirão teve 40 clubes na primeira divisão (Taça de Ouro, Copa Brasil) e quatro que se classificavam do torneio de acesso (Taça de Prata, Torneio Paralelo, nome oferecido em 1986).
Em 1986, a CBF prometeu mudar o sistema e criar, para 1987, a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Os 24 melhores de 1986 formariam a Série A do ano seguinte.
Terminado o campeonato, a CBF mudou de idéia. Primeiro, afirmou que não tinha condição financeira de promover o torneio. Foi quando os grandes se rebelaram e fizeram o movimento que criou o Clube Dos Treze. Os fundadores (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) anunciaram que disputariam um campeonato próprio, organizado por eles mesmos.
A CBF, então, se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 clubes. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas criaram a Copa União, com a participação, também, de Santa Cruz, Goiás e Coritiba. A CBF criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo amarelo (a suposta segunda divisão).
O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento, a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão se deu porque o representante do Clube dos 13 na CBF era Eurico Miranda. O Eurico aceitou o acordo com a CBF, mas, quando informou a direção do Clube dos 13, este recusou veementemente. O campeonato começou com a CBF dizendo que haveria o cruzamento, o Clube dos 13 dizendo que não aceitava e que não disputaria.
Nesse ínterim, o Brasil inteiro assistiu à Copa União como o Campeonato Brasileiro, sem dar muita atenção ao que aconteceria no final do ano. A TV Globo transmitia para o Brasil inteiro, um jogo por rodada sorteado quinze minutos antes da partida começar, às 17h do domingo. Pernambuco também vivia assim, porque acompanhava o Santa Cruz no torneio.
E assim o Flamengo venceu o Brasileirão, a Copa União, em 13 de dezembro de 1987. No mesmo dia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos Treze, reafirmou que não haveria cruzamento.
Enquanto isso, no mesmo dia, Guarani e Sport se classificaram para a decisão do Módulo Amarelo, decidido nos pênaltis. O empate persistiu tanto que ao chegar aos 11 x 11, nas cobranças de pênalti, os dois presidentes decidiram que o torneio terminaria empatado. Sport e Guarani foram proclamados campeões empatados do Módulo Amarelo pela CBF. Tinham a perspectiva de disputar o cruzamento com Inter e Flamengo.
No início de 1988, a CBF fez a tabela. Sport e Guarani entravam em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo. Sem adversário, eram proclamados vencedores por W.O. Na decisão do “Campeonato Brasileiro”, o Sport enfrentou o Guarani, empatou o jogo de ida por 1 x 1, em Campinas, venceu no Recife por 1 x 0, gol do zagueiro Marco Antônio. A CBF proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987.

Agora vai minha opinião:
Flamengo campeão legítimo de 1987, porque o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como o Campeonato Brasileiro.
O Sport não pode ser descartado, porque é oficial.
E eu preciso contar a história inteira. Por isso, embora eu julgue o Flamengo o campeão legítimo, quando me perguntam, digo: Flamengo e Sport são campeões de 1987. É o único jeito de alimentar a curiosidade e contar a história inteira, como todo mundo merece saber".

Ass. Paulo Vinícius Coelho.
------------------------------------------------------------------------------------------

Se o Sport desejasse mesmo ser campeão de fato, que antes terminasse a disputa de penaltys com o Guarani e vencesse a SEGUNDA DIVISÃO que foi chamada de módulo amaerlo. E depois de vencer todos grandes times do pais, aí sim venha conversar conosco. Porque nós já fizemos isso 6 vezes, sem precisar ir para uma segunda divisão.

Ao senhor presidente do sport recife, se o Flamengo confirmar o título, voltarei e postarei em letras garrafais HEXA-CAMPEÃO. Desafio que consiga processar mais de 35 milhões de brasileiros e ainda toda a mídia esportiva que não lamba as bolas de clubes paulistas.

ME PROCESSE!

4 comentários:

  1. QUEM REGULAMENTA O FUTEBOL DO BRASIL É A CBF E NO MUNDO A FIFA. O CLUB DOS 13 NÃO TEM AUTORIDADE PARA REGULAMENTAR CAMPEONATO BRASILEIRO, MAS SIM A CBF, E SE O FLAMENGO E O INTERNACIONAL NÃO OBEDECEU O REGULAMENTO DA CBF, PERDERAM A LEGITIMIDADE. O SPORT E O GUARANI OBEDECERAM ATÉ O FIM. E ESSA DE FALAR QUE O MÓDULO AMARELO ERA COMPOSTO SÓ TIMES DA SÉRIE B, ESTÁ ERRADO, POIS O GUARANI FOI VICE CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1986, ENTÃO NÃO PODERIA ESTÁ NA SÉRIE B. TAMBÉM A COPA UNIÃO NÃO FOI CAMPEONATO BRASILEIRO, MAS SIM UMA COPA, E COMO EM TODA COPA CHAVES SE CRUZAM, NÃO PODERIA SER DIFERENTE. ENTÃO A CBF ESTÁ CORRETA EM SUA DECISÃO, ERRADO FORAM O CLUBE DOS 13. COMO NÃO HOUVE CAMPEONATO BRASILEIRO E A COPA UNIÃO PREENCHEU UM VÁCUO E O SPORT O LEGÍTIMO VENCEDOR CONFORME O REGULAMENTO DA CBF E FIFA, O QUE O FLAMENGO E INTERNACIONAL FORAM NA VERDADE PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR NA CHAVE DO MÓDULO VERDE DO CLUBE DOS 13, QUE POR NÃO CUMPRIR O REGULAMENTO COMPLETO, FORAM DESCLASSIFICADOS. PERMANECENDO OS FINALISTA SPORT E GUARANI DA CHAVE AMARELA, NO QUAL O SPORT VOI O VENCEDOR. ENTÃO PURA ILUSÃO ALGUÉM FALAR QUE O FLAMENGO TEM O TÍTULO, ISSO NUNCA SERÁ POSSÍVEL, NENHUMA JUSTIÇA DARÁ GANHO DE CAUSA AO FLAMENGO E AO INTERNACIONAL. O CAMPEÃO DA COPA UNIÃO QUERENDO OU NÃO A IMPRENSA, PRINCIPALMENTE A REDE GLOBO QUE ESTEVE ENVOLVIDA NA TRANSMISSÃO, É O SPORT. E SE O FLAMENGO TINHA MAIS TIME QUE O SPORT TERIA QUE TER JOGADO NO DIA MARCADO PARA SE SABER, MAS ISSO NÃO ACONTECEU. AGORA PARA TORCIDA DO FLAMENGO É SÓ LAMENTO, POIS PERDERAM O TÍTULO DE 1987!

    ResponderExcluir
  2. PQ O FLAMENGO TEVE MEDO DE ENFRENTAR SPORT E GUARANI ?

    ResponderExcluir
  3. Releia o texto e veja que não houve medo e sim o cumprimento do acordo feito com o clube dos 13.

    Nem haveria de se ter medo de enfrentar times que sequer chegariam as finais da copa união. No máximo ficariam no meio da tabela.

    E escrever em caixa alta não me intimida.

    Somos HEXA, chupem!!

    ResponderExcluir
  4. Ah sim e ao citarem a Fifa, procurem saber se a mesma considera o Sport como campeão nacional de 87.

    A Fifa desconsidera decisões da justiça comum.

    Se o sport quizer mesmo ser campeão antes de tudo que vá terminar a decisão de penalty com o guarani.

    Empate em penalty é o fim da picada, prova de que a picaretagem pernambucana não tem limites.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)