Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Façam Bom Uso.

Aos torcedores do São Paulo, parabéns, façam bom uso.

Na prática, na prática, muito pouco muda com a decisão da CBF de que a Taça de Bolinhas será entregue ao São Paulo. A não ser pelo fato de que agora o troféu terá alguém que cuide dele, já que, segundo o presidente Ricardo Teixeira, ele vinha enferrujando. A entidade comandada pelo cartola sempre considerou o Sport campeão de 1987. A Justiça também. E isso não é de hoje. Portanto, segue tudo como antes, com o rubro-negro pernambucano como o campeão daquele ano.

A bem da verdade, a briga do Sport sempre foi pelo reconhecimento universal. Uma questão mais de orgulho, convenhamos. Do ponto de vista jurídico, que é o que vale, no fim das contas, ninguém nunca contestou a decisão dos tribunais favorável à equipe nordestina lá pelo início dos anos 90.

O que não impede que se continue considerando o Flamengo o campeão moral de 87. Disputou o melhor campeonato naquela temporada. Um campeonato que, diga-se, a CBF abriu mão de organizá-lo para depois voltar atrás e tentar sem sucesso empurrar um cruzamento que tinha o consentimento do polêmico Eurico Miranda, representante do recém-criado Clube dos 13 (mas que nunca contou com a chancela de seus demais membros). Ou seja, era uma posição isolada.

Pode-se discutir também os critérios, ou a falta de, dos cartolas na formação da Copa da União. Puramente histórico e mercadológico, nunca foi segredo. Mas também não se pode culpá-los. Tinham um novo torneio em mãos e, diante da falta de grana que assolava a todos, queriam a participação daqueles clubes que pudessem proporcionar mais ganhos financeiros.

Nada muda, ficará tudo como sempre. O Sport como o campeão na justiça e o Flamengo como o vencedor no campo, campeão moral. E assim será para sempre

Não questiono o fato de a taça ser entregue ao São Paulo Fashion Week, afinal uma das premissas seria que ficaria em definitivo com a taça aquele que obtivesse 3 títulos seguidos. Ou Cinco alternados. E o primeiro caso o São Paulo tem com méritos. Questiono a índole daqueles que assinaram em 87 o acordo que foi cumprido pelo flamengo e em 2007 por interesses próprios se auto proclamaram "primeiro-penta".

Aos dirigentes de São Paulo lhes ofereço esta taça com bolas, justíssima por cuspirem na própria palavra.


- À CBF e ao Sport: Vão tomar no cu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)