Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Tragédia na Região Serrana: Ajude!

No momento são 497 mortos...


As fortes chuvas que atingiram os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro mobilizam equipes de resgate e voluntários no auxílio aos desabrigados e desalojados. Entre os principais materiais que podem ser doados, estão objetos de higiene pessoal, colchonetes, cobertores, fraldas descartáveis, toalhas, alimentos não perecíveis e água.

Como ajudar e onde entregar suas doações:

- O Programa de Voluntariado do Viva Rio também iniciou uma campanha de arrecadação de donativos (roupas e mantimentos) para a região serrana. As doações podem ser feitas na sede da instituição, na rua do Russel, 76, na Glória, Zona Sul. Para maiores informações, o Viva Rio disponibiliza os telefones (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785.
- O SESC Rio, Fecomércio, na Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo e SENAC também estão recebendo doações para os desabrigados com as enchentes na Região Serrana do Rio.

Os donativos podem ser entregues nas seguintes unidades do Sesc Rio: São Gonçalo, Niterói, Copacabana, Tijuca, Ramos, Madureira, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Teresópolis e Quitandinha.
- O Senac Rio, as unidades de Copacabana, Marapendi (Barra), Niterói, Fatec (Santa Luzia), Botafogo, Petrópolis, Teresópolis, Duque de Caxias e Politécnico (Riachuelo) estão recebendo as doações.

- A Cruz Vermelha no Brasil informa que recebe as doações nas unidades do Rio de Janeiro (Praça Cruz Vermelha, 1012, centro) e de Nova Iguaçu (na rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, e na rua Alberto Cocoza, 86, no centro).

Alguns shoppings também deram início a uma campanha em benefício dos desabrigados pelas enchentes. Caixas estão dispostas nos shoppings Carioca, Passeio e Santa Cruz, na Zona Norte da cidade; Caxias e Grande Rio, na Baixada Fluminense; Bangu e Via Parque, na Zona Oeste; e Shopping Leblon, na Zona Sul para que os interessados possam depositar donativos.


- O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (HemoRio) solicita que a população doe sangue para atender as vítimas das chuvas. A doação pode ser feita na sede do instituto, na rua Frei Caneca, 8, na região central da cidade do Rio de Janeiro.

No momento as cidades atingidas tem problemas no fornecimento de energia elétrica, de água e telefonia.


Friburgo encontra-se sem luz, água, transporte e telefone. Porém há pouco mais de 1500 orelhoẽs funcionando.

Uma lista com mais de 1.800 telefones públicos que estariam funcionando no município de Nova Friburgo, foi divulgada por um internautas no Twitter:

O Jornal O Dia também divulgou esta lista de telefones em funcionamento.

Parabenizo a atuação do pessoal do @LeiSecaRJ na cobertura e na divulgação de informações e do @petkovic10 que abriu uma conta para receber doações:

Bradesco 237 Ag. 213-5 C/p. 1008425-3 Dejan Petkovic

Neste momento vou evitar fazer criticas, isso nada vai ajudar, o que tinha que ser feito deveria ter sido feito antes. Tenho amigos e parentes na cidade de Nova Friburgo. Passei a última quarta feira aflito até ter noticias de que todos estão bem. Lamentos pelas familias que perderam tudo e pior, perderam entes. A cena de uma senhora resgatada por vizinhos, tentando salvar seu cãozinho em vão (pois o animal assustado a mordeu e ao larga-lo, foi levado pela enxurrada) me devastou. Lamento pelos pobres animais mortos, são vitimas de nosso comportamento ilógico no planejamento de ocupações de terras e encostas.

Meu sonho de um dia morar na região serrana parece ter sido adiado em bem mais do que os 5 anos que planejei...

Espero que consigam reerguer estas belas cidades, e que todas as providências politicas sejam tomadas para que estas tragédias nunca mais ocorram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)