Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 27 de novembro de 2011

Adote um politico!

"A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado pelos teus inferiores"- (Platão)

Banner Adote um Distrital

Conheçam o projeto "Adote um Distrital" criado no Distrito Federal, que tem como meta fiscalizar de perto a atuação dos políticos locais.

Como disse antes, o objetivo do projeto é fiscalizar e divulgar os atos da Câmara Legislativa do DF e dos Deputados Distritais, por meio de órgãos de imprensa e das mídias sociais.

A inspiração para o Adote Um Distrital é de São Paulo, iniciativa do jornalista Milton Jung, da rádio CBN. Lá, os 55 integrantes da Câmara Municipal são ‘apadrinhados’ por um voluntário cada, responsável por acompanhar os trabalhos de perto

O #AdoteumDistrital será coordenado pelo comitê Ficha Limpa-DF, que é composto por eleitores e é uma das entidades que compõem o MCCE. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral foi o responsável pela apresentação e aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei que culminou com a sanção presidencial da Lei da Ficha Limpa.

Além de DF e em SP, soube que há um movimento se iniciando também em Curitiba.

Vale lembrar que todos são voluntários.

Comentário: A iniciativa é boa, e é uma ferramenta efetiva de participação politica do cidadão nas decisões tomadas pelos governantes. É ponto passivo que um representante eleito pelo povo deve legislar pelos interesses coletivos daqueles que o elegem. Existem, lógico, deturpações desse raciocínio quando se aplicamos a políticos eleitos que se dizem representantes de interesses de determinada religião ou até clubísticos.

Existem também quem defenda um raciocínio que pode-se entender como: O voto serve para eleger não um representante do povo, mas sim um semi-deus cujas as decisões e projetos obedecem única e exclusivamente sua consciência, vontade e interesses.

Os constantes aumentos de salário e distribuições de regalias comprovam que esse raciocínio é reinante entre os políticos.

Conheçam o http://adoteumdistrital.com.br e informem-se se não há interessados em criar movimentos semelhantes em seu estado ou sua cidade/bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)