Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Equipe e amigos do "Shogunidades" elegem seus melhores discos de 2011:


2011 para o público headbanger foi um ano especial. Nos últimos anos poucos foram capazes de produzir tantos bons discos como este. Foram tantos os bons lançamentos que achei injusto fazer só uma lista minha dos 10 melhores. Assim, pedi a alguns amigos e colaboradores do blog que elegessem uma lista com os 10 melhores álbuns de rock/Hard rock/ Metal de 2011. Com base destas listas fizemos uma votação e selecionamos os 10 melhores do ano entre todas as listas.

Desde já agradeço a todos que participaram desse post!

Então vamos ao resultado:

Melhor Álbum de 2011


Whitesnake - Forevermore

Belíssimo disco dos mestres do hard rock 'blueseiro'. Esse disco do Whitesnake é a formula ideal entre a pegada oitentista 'farofa' da banda, com a veia mais hard 'n' blues dos primeiros discos. Não é só um dos melhores do ano, como um dos melhores da discografia da banda de Coverdale. (Carlos Henrique - do Blog O CH)



Os 10 mais do 'Shogunidades':

Machine Head - Unto the Locust

2011 além de um ano recheado de grandes lançamentos, e com álbuns históricos para a discografia das duas bancas citadas acima, também é o ano que marcará o surgimento de um novo gigante do Metal. O Machine Head conseguiu com este álbum mudar seu patamar no cenário musical. Pode-se afirmar que temos um novo gigante no metal.
Por isso talvez tenha ficado em segundo em nossa votação geral. Em uma lista em que dos três primeiros há dois gigantes Unto the Locust poderia perfeitamente ficar em primeiro lugar.
Unto the Locust é um disco pensado em cada detalhe com requinte raro e peso, muito peso. Digno de clássicos como "...and justice for all" (M.V. Shogum - Editor do Shogunidades).

Nota: Até o fechamento do post Unto the Locust estava em 3o

Anthrax - Worship Music

Gosto muito dos discos com John Bush, mas esse álbum, que marca o retorno de Joey Belladona, parece um retorno triunfal a uma sonoridade verdadeiramente thrash metal que, na minha opinião, havia se perdido um pouco.
(Carlos Henrique - do Blog O CH)

Warbringer - Worlds Torn Asunder

Simplesmente o álbum mais brutal do Warbringer , podemos definir este álbum como uma maquina incessante de riffs , talvez este seja o melhor álbum da banda , muito bem gravado , riffs e solos ainda mais rápidos e bem feitos além de um vocal ainda mais brutal , “Savagery “ e “ enemies of The State “ são duas das musicas mais foda do álbum , e ainda deixo como observação a arte do álbum , super chamativa e bem feita , digna de todos os elogios que vier a estar recebendo. (Pablo Rodrigo/Colaborador)


Krisiun - The Great Execution

E mais uma vez o Krisiun vem atropelando tudo com seu brutal death muito bem trabalhado, já logo de cara com a primeira faixa The Will To Potency demonstra que o The Great Execution se diferencia de todos seus trabalhos feitos até aqui. Literalmente uma aula de death pra deixar qualquer um de boca aberta, o album mostra toda agressividade e criatividade da banda em encaixar todos elementos do brutal death com o old school cheio de riffs cadenciados e velozes com as influencias do thrash oitentista. Riffs abafados e cavalgados de Moyses e a bateria de Max Colesne demonstrando toda sua qualidade como baterista que pode ser mencionado facilmente como um dos melhores bateristas de metal extremo do mundo. Destaque para a faixa em português "Extinção Em Massa" com participação do João Gordo nos vocais juntamente com o Alex fazendo literalmente um massacre sonoro - coisa linda de se ouvir - e "Shadows Of Betrayal" que é outro petardo que encerra o album com grande estilo.

Pra quem é um apreciador do bom e velho death metal The Great Execution é um prato pra lá de cheio pra deixar qualquer 'deathbanger' satisfeito, pedrada na orelha do começo ao fim altamente recomendado. (Augusto Mendes - do blog REIGN OF TERROR - Downloads)

Arch Enemy - Khaos Legions

Agressividade, velocidade e melodia. Todos já estamos acostumados a isso vindo de um álbum do Arch Enemy. Então o que faz de Khaos Legions diferente dos demais discos desta banda? Além de uma evidente melhora da performance de sua vocalista. O Arch Enemy nos apresenta sua verdadeira faceta, muito mais que musical, mas ideológica. Khaos Legions é um hino sonoro tanto para anarquistas quanto para ateus. Acredito que muitas de suas melhores letras estejam presentes neste disco. (M.V. Shogum)

Vulcano - Drowning In Blood

Vulcano sempre foi uma banda íntegra e que nunca ligou para modismos dentro do metal. Após 30 anos, a banda capitaneada pelo guitarrista Zhema lançou mais um grande álbum. Black/Death/Thrash com personalidade de quem conduz e não é conduzido por estereótipos do metal escandinavo. EU particularmente gostei muito. Ouça e tire suas próprias conclusões. (Rodrigo Almeida - Colaborador/leitor)

Mastodon - The Hunter

Uma palavra define bem esse álbum: desafiador. A banda prossegue o "mergulho" dentro do rock progressivo e da psicodelia setentista, aliando a essas influencias, elementos de metal e stoner de uma forma muito inteligente. O sucessor do fodástico "Crack The Sky" precisa ser "digerido" em doses homeopáticas e corre o risco de ser altamente viciante ou um sonífero completo para a galera mais radical. Ouça o disco com uma Heineken na mão e sem comparações com demais bandas do cenário metálico. O Mastodom está se tornado uma banda mainstream por merecimento: a banda não se apega a fórmulas pré concebidas para suas músicas e possui total independência de criá-las. Somente a arte pela arte: como a música já foi um dia e deveria voltar a ser. (Rodrigo Almeida - Colaborador/leitor)

Iced Earth - Dystopia

Fãs de Ripper Owens e Matt Barlow preparem-se...

Já fazia algum tempo, e dois álbuns no meio neste período, que o Iced Earth não lança um disco digno de nota. A mudança de vocalistas uma possível queda de criatividade de Jon Schaffer podem ser as explicações. A chegada de um novo vocalista, o desconhecido Stu Block, aumentou o receio de uma nova cagada dos americanos. Eis que um single é lançado e nossos temores se tornam esperança. E nossa esperança se torna bateção de cabeça infinita quando ouvimos todo o disco.
Você é fã de Heavy metal? você é fã de George Orwell de livros como 1984 e Soylent Green? E fã de filmes como V de Vingança e ficção científica? ENTÃO PARE DE FRESCURA E ARRUME ESSE DISCO. Pois Dystopia tem tudo isso!!! (M.V. Shogum)


Evile - Five Serpent's Teeth

Um álbum simplesmente devastador , vocal muito técnico e bem feito com variações incríveis faixa a faixa do álbum , defino esse álbum apenas como o melhor da carreira do Evile , uma junção perfeita de riffs , solos ( virtuosos porém nada muito exagerado ) e letras muito bem trabalhadas , a banda se aprimora mais e mais a cada álbum e até o momento este é o ápice desse aprimoramento , extremamente recomendado pra quem curte o bom e velho Thrash Metal. (Pablo Rodrigo - Colaborador do Shogunidades)

Um empate técnico com o 'Five Serpent's Teeth' fez com que 'My Blood' entrasse nesta lista. Ambos merecem estar nela.


Artillery - My Blood

O que dizer quando uma banda consegue se reinventar e fazer um disco que supera alguns de seus maiores clássicos? O sucessor do bom 'When Death Comes' de 2009 é muito mais que um grande disco.
O flerte do Thrash Metal com o Heavy Tradicional é algo que sempre dá certo. Quando bem acompanhado de escala árabe então, se torna algo muito interessante. Talvez os thrashers mais puristas não o coloquem num status mais elevado na discografia do Artillery por esta mistura. 'My Blood' é um sucessor natural do clássico 'By Inheritance'. (Pra mim o melhor da banda antes de My Blood ser lançado) e disputa cabeça a cabeça com clássicos como 'Terror Squad' e 'Fear of Tomorrow'. (M.V. Shogum)



Menções Honrosas:


In Flames - Sounds of a Playground Fadding
Deicide - To Hell with God
Onslaught - Sounds of Violence
Cavalera Conspiracy - Blunt Force Trauma
Destruction - Day of Reckoning
Dream Theater - As Dramatic Turn of Event
Opeth - Heritage
Project 46 - Doa a quem doer

As listas da equipe:

M.V. Shogun

1) Artillery - My Blood
2) Machine Head - Unto the Locust
3) Iced Earth - Dystopia
4) Trivium - In Waves
5) Whitesnake - Forevermore
6) Warbringer - Worlds Torn Asunder
7) Arch Enemy - Khaos Legions
8) Anthrax - Worship Music
9) Krisiun – The Great Execution
10) Chrome Division - 3rd Round Knockout

Rodrigo Almeida Fernandes

1) Vulcano - Drowning in Blood;
2) Dream Theater - As Dramatic Turn of Event;
3) Mastodon - The Hunter;
4) Evile - Five Serpent's Teeth;
5) Journey - Eclipse;
6) Autopsy - Macabre Eternal;
7) Onslaught - Sounds of Violence;
8) Cavalera Conspiracy - Blunt Force Trauma;
9) While Heaven Wept - Fear of Infinity
10) Anthrax - Worship Music

Frederico Moshilão (Musico/Colaborador)

1) Slasher - Pray for your Dead
2) Krisiun - The Great Execution
3) Ágona - Essencial Putrefação
4) Lacerated and Carbonized - Homicidal Rapture
5) Sepultura - Kairos
6) Vulcano - Drowning in Blood
7) Before The Fall - Antibody
8) Mork- Exemption
9) Aclla - Landscape Revolution
10) Killrape- Corrosive Legion.

Carlos Henrique (O CH)

1) Dream Theater - A Dramatic Turn of Events
2) Machine Head - Unto the Locust
3) Whitesnake - Forevermore
4) Krisiun - The Great Execution
5) Mastodon - The Hunter
6) In Flames - Sounds of a Playground Fading
7) Anvil - Juggernaut of Justice
8) Symphony X - Iconoclast
9) Cavalera Conspiracy - Blunt Force Trauma
10) Anthrax - Worship Music

Léo Spellman

1) Machine Head – Unto The Locust
2) Anthrax - Worship Music
3) Almah - Motion
4) Mastodon - The Hunter
5) Iced Earth - Dystopia
6) Trivium – In Waves
7) Whitesnake - Forevermore
8) Dream Theater - A Dramatic Turn Of Events
9) Amorphis - The Beginning of Times
10) Opeth – Heritage

Pablo Augusto

1) Warbringer - Worlds torn Asunder
2) Artillery - My Blood
3) Vader - Welcome To The Morbid Reich
4) Evile - Five Serpent's Teeth
5) Deicide - To Hell With God
6) Onslaught - Sounds Of Violence
7) Krisiun - The Great Execution
8) Mastodon - The Hunter
9) Destruction - Day Of Reckoning
10) Devin Townsend Project - Deconstruction

Augusto Mendes (REIGN OF TERROR)

1) Devin Townsend Project - Deconstruction
2) Vomitory - Opus Mortis VIII
3) Fleshgod Apocalypse - Agony
4) In Flames - Sounds Of Playground Fading
5) Megadeth - Th1rt3en
6) Obscura - Omnivium
7) Evile - Five Serpent's Teeth
8) Amon Amarth - Surtur Rising
9) Opeth - Heritage
10) Vader - Welcome To The Morbid Reich

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)