Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sobre o discurso apartidário

Fonte: Anonymous DF

Ultimamente tem se levantado um forte debate contra o discurso apartidário dos movimentos sociais que tem surgido no Brasil. Muitos, por sua vez, vão além, questionando inclusive a legitimidade e a credibilidade dos movimentos por não adotarem uma posição ideológica concreta e tangível, sob argumentos vagos de que os mesmos se mantêm em cima do muro, por não ser possível identificar, por exemplo, se fazem parte de um movimento de direita ou esquerda, ou se adotam uma ideologia anarquista, socialista ou capitalista.

Desse modo, muitas críticas são elaboradas tendo como base a idéia de que o discurso apartidário é um verdadeiro retrocesso quando diz respeito aos movimentos sociais.

Entretanto, vale ressaltar que, em se tratando de partidos políticos, principalmente no Brasil, há uma completa, quase generalizada, desvirtualização dos princípios e ideologias pelos quais estes foram criados e que se propõem a defender, outros por sua vez, já nascem sem qualquer sentido ideológico, criados unicamente por conta de brigas por poder motivadas por interesses individuais divergentes. Sendo assim, chegamos a um ponto em que partidos de bandeira socialista ou comunista, por exemplo, são controlados por grandes empresários, de modo a fugirem completamente do fundo ideológico que deveriam representar para promover interesses individuais ou de pequenos grupos.

Diante o exposto, como pode o discurso apartidário ser considerado um retrocesso quando tudo que ele representa é uma desvinculação de toda a deturpação de valores e princípios que tem se desenvolvido dentro dos partidos políticos?

Anonymous não é um grupo de esquerda ou direita, mas uma idéia, que acima de tudo, se sobrepõe a interesses individuais e posicionamento individual daqueles que se unem em torno desta, não somos desvinculados da política em sua essência, mas não pretendemos nos posicionar como um grupo de esquerda ou direita, anarquista, socialista ou capitalista, porque para nós, nenhum desses posicionamentos esta acima do ideal que existe muita coisa errada e que este é o maior problema que devemos enfrentar, sendo assim, deslegitimar um movimento social por não se posicionar entre direita e esquerda, ou entre socialista e capitalista, não faz o menor sentido, pois nenhum desses posicionamentos representa necessariamente a única gama de possibilidades a ser escolhida, ou melhor dizendo, a ser defendida, como se o simples fato de se lutar contra a barbárie capitalista, a exemplo do ilustre “Ocuppy Wall Street”, fizesse com que este automaticamente fosse transformado em um movimento socialista, como se cada uma destas representasse posições antagônicas, taxativas e extremas, tais como: bem e mal, claro e escuro, entre outras tantas. A verdade é que todas essas correntes de pensamento, ideologias, ou o que quer que seja, tiveram sua importância e fizeram parte da evolução social da humanidade, contudo, se prender a elas como se fossem as únicas formas possíveis ou que chegamos a seu ápice nos impede de continuar evoluindo.

Anonymous não é um movimento socialista, capitalista ou anarquista, muito embora alguns de nos possam ter pensamentos e ideologias diferenciadas, afinal, qualquer um pode ser anonymous, contudo, estamos unidos em torno de uma idéia de mudança e alcançá-la é nosso maior objetivo, objetivo este que está acima da individualidade de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)