Fonte G1
Iniciativa visa fortalecimento do comércio local.
A iniciativa tem a participação de 59 comerciantes que identificam os estabelecimentos com um adesivo da fruta amazônica. Segundo os moradores mais antigos, o nome homenageia o bairro, que era chamado de "Morro dos Tucumãs" devido a grande quantidade de árvores existentes no local. A agência bancária comunitária representa uma alternativa para os moradores que apontam o projeto como uma conquista e fonte geradora de empregos.
As cédulas são de valores entre 50 centavos até de 10 reais. O dinheiro social tem o mesmo valor na hora da troca e quem utiliza o tucumã tem 10% de desconto em compras nos estabelecimentos credenciados.
De acordo com o coordenador do banco, Aidenor Maciel, a meta é que todos os pequenos e grandes comércios locais passem a utilizar a moeda para que o dinheiro circule no bairro. "Os bancos tradicionais não querem vir para o Morro da Liberdade porque já existem agências no bairro do Educandos, mas é distante para os nossos moradores. Quando as pessoas recebem o dinheiro, a tendência é utilizá-lo em supermercados do outro bairro e o nosso comércio fica fraco" , afirma o comerciante.
Depois da instalação do banco comunitário na Agência de Desenvolvimento Social local, foram implementados uma base do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e centros de formação profissional. As iniciativas são coordenadas pelos comunitários com auxílio de associações, igreja católica, liga desportiva, secretaria municipal de trabalho e Grêmio Recreativo Escola de Samba do Reino Unido da Liberdade.
O banco comunitário é um projeto do Ministério do Trabalho e da Justiça. A iniciativa está presente em diversas comunidades brasileiras e passaram a contar também com o apoio da prefeitura da cidade.
Comentário: O G1, como sempre fazendo um jornalismo babaca, na matéria original preferiu falar mais da fruta que falar da iniciativa em sí. O fato é que a ideia é ótima e deveria ser expandida em mais localidades afastadas dos grandes centros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.
Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.
O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.