Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Facebook não é palanque, mas informar-se e informar é obrigação!


O novo mimimi das redes sociais é dizer o que devemos ou não publicar em nossa time line.

E com a chegada das eleições municipais surgem imagens tentando despolitizar o facebook.

É no mínimo idiota tal atitude, se levarmos em conta que foi a mobilização na internet que levou a movimentos importantíssimos este ano em paises como o Egito.

A chamada Primavera árabe, não teria acontecido não fosse pelo papel crucial das redes sociais como Twitter e Facebook. Então porque esta diferença de pensamentos em um pais em crise moral; onde neste  momento em Brasília está sendo julgado o "Mensalão", onde sabemos que está sendo assada mais um pizza histórica; num momento onde estamos tão necessitados de participação politica e ética?

É engraçado que os internautas brasileiros sabem publicar bobagens de todo tipo e até informações mentirosas. Mas quando se fala de campanha politica aparecem essas ideias absurdas.

O que os internautas que compartilham este tipo de bobagem não se dão conta é de que fazem parte de uma parte de uma minoria da população que tem acesso à informações privilegiadas, livres de todo tipo de filtros de interesses. Basta procurar, basta saber "espremer o suco" e compreender a informação.

Você que está lendo isso é um privilegiado e está jogando no lixo a sua liberdade de se informar livremente.

Enquanto isso existem vários projetos para serem votados que se colocados em prática irão tirar toda a sua liberdade de dizer as bobagens que costuma dizer, de baixar seu filme, musicas e até de obter NOTICIAS.

Quem tem acesso à internet tem a OBRIGAÇÃO de discutir aprofundar-se e divulgar informação a aqueles que dependem de informações em sua maioria, barradas ou retalhadas pela mídia.

Não estou com isso dizendo que você deva aceitar spam eleitoral na sua timeline. Se isso ocorrer existem as configurações de privacidade. Que obviamente exigem um pouco mais de inteligência do que apenas clicar num link de "compartilhar".

Quer votar nulo? Vote nulo, e eu defendo este tipo de voto, mas pelo menos saiba para que serve um voto nulo. Não quer ver campanha politica na sua timeline. Exclua então o dito cujo ou altere suas configurações de privacidade.

Você pode até não querer tomar parte do debate, é um direito seu ser um bundão alienado. Mas não seja tolo de dizer o que pode ou não pode ser discutido ou divulgado na internet. Possivelmente muito do que você compartilha ou diz não deve ter utilidade alguma e nem deve interessar e ser relevante para a vida de ninguém.

Já a política da qual você quer fugir, essa quando interfere na sua vida, invariavelmente é para pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)