Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

"A culpa é do capitalismo!"

Publicado em 24 de Out de 2012.

Pessoas que dizem que os problemas no Brasil são "culpa do capitalismo" são como papagaios que repetem frases prontas ouvidas em cursinhos de pré-vestibular e DCE's.

Para o Brasil ser um pais capitalista será preciso comer muito feijão com arroz. Somos um falso-capitalismo.

O Brasil é, no máximo, uma republica plutocrática, midiática. semi-socialista corporativista. Ou como prefere dizer um amigo socialista "um socialismo as avessas" - Não concordo muito visto que a minha visão de socialismo é diferente da dele, comento mais a frente - Mas aceito também essa nomenclatura. Não falo isso pelo fato de termos o PT no governo. O PT é um resultado final de um processo que começou no império, passando pelo estado novo, institucionalizado com a ditadura militar, refinado pela social democracia tucana e hoje aperfeiçoada pelo Partido dos Trabalhadores, onde nos dias de hoje até movimentos sociais são financiados pelo governo e estatais.

Corporativismo

Não existe capitalismo. O que existe é um financiamento a grandes capitais estatais e privados com empréstimos milionários a bilionários. Não existe oportunidade e estimulo ao empreendedorismo de pequenos capitais pois eles são afogados em taxas, impostos e obrigações trabalhistas que dificultam o acesso do cidadão ao emprego.

As administrações do governador Sérgio Cabral e do Prefeito Eduardo Paes no Rio de Janeiro são repletas de exemplos de financiamento a capitais privados e corporativismo em favor dos doadores de suas campanhas.

Políticos estão interessados em satisfazer apenas os desejos dos grupos de interesses e artistas que os apoiam e financiam sua eleição, e que por isso conseguem vários privilégios protecionistas do estado. Usando como exemplo o financiamento à cultura. O mesmo modelo pode ser encontrado no exemplo a seguir:

- No que se refere a músicos,  um exemplo mais apropriado é a forma como os recursos da lei Rouanet são usados. Vejam que é muito mais fácil um artista já famoso conseguir receber ajuda do governo para divulgação, gravação de documentários e até de CD.

Vejam bem: Um artista já consagrado e rico, que já costuma ter boa vendagem receber dinheiro estatal para produzir, vender e lucrar. Isso não é capitalismo meus caros socialistas de DCE, principalmente quando muitos desses artistas tem ligações estreitas com o... governo. Oras que conveniente! - Alguém aí já leu sobre propaganda? sabiam que os soviéticos e os alemães/nazistas fizeram bom uso desta arte? Pra mim é uma arte. Me crucifiquem - A farra é tanta que até um famoso bispo evangélico/deputado já quis usar os recursos que seriam para a cultura para financiar reformas em igrejas (Igrejas já possuem isenção fiscal).

Qual a chance de um artista independente conseguir acesso a tais recursos?

Um governo que subvenciona grandes capitais, dá isenções de impostos aos mais ricos, permite monopólios estatais e privados, dificulta a entrada de novas pequenas empresas no mercado, não é capitalista. Capitalismo é o estimulo ao livre comércio. É oportunidade igual para novos investimentos, abrir espaço para criar lucro.

Afirmo: Somos, com muita boa vontade, uma plutocracia; uma midiocracia; um feudo ainda dividido em capitânias hereditárias.

Livre comércio é um exemplo fácil para constatar que Capitalismo no Brasil é tão distante quanto a laicidade dos estado. Non ecxiste! Não existe livre comércio, porque o Brasil é apenas um vendedor de matérias primas e não de produtos finais. Sobre-taxamos produtos internacionais para proteger os nossos, pelo simples fato que os nossos são de má qualidade (existem suas exceções). Porque o governo não investe o suficiente para sermos vendedores de produtos finais. Nossa referência ainda é o que plantamos, não o que construímos.

Um exemplo: Porque comprar um computador positivo, se posso ter um Dell ou Apple. Basta eu ter recursos para escolher. Se não tenho, sou obrigado a comprar o nacional de pior qualidade. Porque o governo não investe em tecnologia para produzirmos um produto competitivo internacionalmente  ponto de não precisarmos protege-lo. Estimular deve custar caro...

Não sou e nunca serei acostumado com as ideias socialistas, pois tenta-se forçar uma igualdade que é de papel, pelo simples fato de o poder ser centralizado pelo governo. O ser humano é um ser emotivo, invejoso, egoista e preguiçoso. Da mesma forma que também possui caracteristicas contrárias e portanto mais positivas. É impossivel igualar uma sociedade economicamente.

Nunca tinha precisado ler Marx para pensar dessa forma. Quando lí apenas confirmei o que pensava.

Igualdade se obtém atraves de liberdade e oportunidades iguais; Vejam bem que quando eu digo oportunidades, eu não estou falando de ter mais direitos, ou oficializar um direito que em tese eu já tenho, mas que não é cumprido porque o governo tem outros interesses. Criam uma lei que não passa de mero enxuga gelo para agradar minorias, para justificar politicas e gastos em outros fins que não aquele em que deveria ser aplicado os recursos.

Quando falo em liberdade falo do direito de não querer ir votar, de não querer se alistar no excercito, de querer viver como um hippie, viver apenas do que produzir, e se tiver que receber alguma ajuda governamental que seja para proporcionar esse auto sustento, e não viver como um cliente do governo que paga alguns impostos e recebe uma ajudinha de custo para comprar feijão, que custa impostos que você paga! Precisamos ter liberdade de escolha em sermos o que quereremos ser, oportunidade (insisto oportunidade, não direito forçado para limpar um erro histórico de anos de escravidão e de desinteresse governamental) para conseguirmos ser e ARCAR com as consequências dessa decisão.

Então, antes de caírem no conto do vigário pseudo-socialista de DCE, analisem bem que desde a abertura da democracia neste pais, esses ex-militantes de esquerda assumiram o poder e permitiram que uma falsa ideia circulasse: "É culpa do Capitalismo!" E enquanto você dá murros em um inimigo invisivel que nem chegou a este país o governo financia multi-nacionais e bancos. Dá isenção fiscal a eles. Enquanto você os sustenta. Os ricos continuam muito mais ricos. Enquanto o pequeno empreendedor, que poderia ser você, está afundado em impostos e obrigações.

Não somos um pais capitalista. Podemos até ser explorados por alguns países capitalistas; culpe por isso os seus governantes, eleitos por você. Pior ainda se não elegeu, mas também não fez oposição a eles.


ADENDO: Para que fique bem claro, não estou fazendo uma defesa do capitalismo em detrimento ao socialismo, já está mais que provado que o socialismo puro não funciona. Motivo pelo qual o governo que se intitula socialista inseriu a seu programa métodos neo-liberais para sustentar seu projeto socialista.

O que quero deixar claro aqui é que para fazer uma critica ao Capitalismo como fonte de todos os males o Brasil antes deveria ser um pais totalmente capitalista para saber o que é capitalismo.


 

5 comentários:

  1. Perfeito. Definiu muito bem a nossa real situação.

    ResponderExcluir
  2. O capitalismo só vai valer a pena quando os ricos distribuírem renda. Vergonha um ser humano ter a quantidade de um PIB de um país inteiro em suas mãos. E mais vergonhoso é ver gente jovem apoiando isso. Redução de renda aos grandes empresários, já!!!

    ResponderExcluir
  3. Bacana é que cada vez que leio um pouco sobre política e o assunto é exposto de forma simples como foi aqui, aprendo que estou tomando cada vez mais na "tarraqueta"! Abrindo os olhos...Valeu Saga!

    ResponderExcluir
  4. Tanto para Marcelo Pereira como para o Shogum, lembro de um sábio verso dos Replicantes:

    "Capitalismo e comunismo são disfarces do fascismo".

    Olha que eles escreveram algumas imprecisões, mas essa foi sensacional.

    Não pretendo me meter mais nessa discussão. Só se for muito necessário.

    ResponderExcluir
  5. Mais vergonhoso é ver gente velha ainda acreditando em socialismo...

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)