Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 28 de abril de 2013

1984 à brasileira: O "INGSOC" governista parece cada dia mais real.


Quem não está totalmente alheio aos últimos fatos políticos do país deve ter se dado conta que em 2013 o PT/PMDB e o restante de sua base aliada tem se articulado para a realização de três grandes mudanças que podem afetar os três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Levando o país a um parlamentarismo partidário forçado.

- Voto em lista fechada: Que dá aos partidos poder total sobre o mandato;
- Retirar o poder investigativo do Ministério Público;
- Submeter as decisões do STF ao Congresso;
- Impedir a criação de novos partidos;

Não sou do tipo de compartilhar de teorias da conspiração, mas os fatos são gritantes e me remetem ao  livro "1984", de George Orwell.

"1984" retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo.


No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. O poder estava concentrado nas mãos do partido cuja a sigla é INGSOC (Socialismo Inglês) partido único que sustenta um regime totalitário no país sob a figura onipresente do Grande Irmão que ao país governa e a todos vigia.

O partido se mantém no poder através de métodos semelhantes aos nazistas, comunistas ou fascistas, entretanto, de forma explícita. O objetivo do partido não é nada menos do que o poder.

Se recentemente eu disse que os EUA estão votando leis que poderíam violar informações de usuários da internet e tornar o governo americano um "Grande Irmão" da internet. Aqui corremos o risco de também termos um grande irmão... ou se me permitirem a liberdade "Grande 'cumpanheiro'".




Parece que o totalitarismo é o futuro da humanidade. Incluindo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)