Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Petição pede o fim do voto secreto

Petição pede fim de Voto secreto e cita Renan Calheiros

No ano passado, após grande pressão uma proposta contra o voto secreto para a cassação de políticos foi aprovada no Senado. Mas ela está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde hoje fazem parte Genoino e João Paulo Cunha, [Grifos nossos].

 Vale lembrar o caso da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo ao receber dinheiro de propina em 2006, foi absolvida em votação parlamentar secreta. E é bem provável que Renan Calheiros não seria Presidente do Senado se não fosse o voto secreto.

Ao Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados Ricardo Berzoini e ao Senador Pedro Taques:
Nós pedimos que V. Exas mantenham-se firmes e liderem o caminho para uma nova política no Brasil ao lançar luz sobre o sistema de votação do Congresso acabando com o voto secreto nas votações mais importantes e abrindo o processo para que todos possam ter conhecimento. A impunidade e a corrupção têm florescido por anos nas brechas do apagão do processo político. Precisamos de políticos que prestem contas aos seus eleitores agora e pavimentem o caminho para uma reforma política ambiciosa e ampla para o Brasil.
Renan Calheiros provavelmente não seria Presidente do Senado se não fosse o voto secreto. Agora temos a chance de acabar com esse sistema de voto antidemocrático e garantir que saberemos como cada um dos nossos representantes vota em cada assunto. Esta é a nossa oportunidade de acabar com a corrupção e os acordos que ocorrem nos bastidores do nosso Congresso. 


Fomos informados que se o público criar pressão e exigir o voto aberto agora, os deputados e senadores serão obrigados a nos ouvir e agir
http://www.avaaz.org/po/brazil_open_vote_lh/?pv=31

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)