Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

V de Vinagre: Uma revolução temperada de estupidez



A trolagem do dia nas redes sociais fica por conta da patética tentativa de Policia Militar prender quem esteja portando uma garrafa de vinagre sob a alegação de que ele serve para proteger contra o uso do gás lacrimogênio.

Percebam o nível de imbecilidade das autoridades deste pais. Eles devem pensar pela seguinte lógica: "Nós vamos repreender seu manifesto com uso de bombas de gás, spray de pimenta e balas de borracha. Por gentileza pedimos que aceite a bordoada, não se defenda nem use de nenhum item para se proteger. Principalmente itens que possam ser adquiridos em supermercados".


É mais uma piada pronta desses "jênios" que governam o país. Somos de fato uma Idiocracia.

Só falta reprimirem a venda e o consumo do vinagre nas saladas e no preparo de frango em todo o Brasil. Eu já me sinto um criminoso.

Quem sabe não rolem Marchas pela "legalização do vinagre"? Já imagino os gritos do povo: "Ei, policia, vinagre é uma delícia!", "Um por todos e todos pelo vinagre" ou "Vinagre Power". Se rolar, eu estou dentro.

Agora, falando sério.

Como eu escrevi ante ontem os protestos começaram errado, na minha opinião pelo motivo errado (na verdade contra um motivo final não contra o causador). O debate não pode ficar só no aumento das passagens. Nenhuma palavra foi dada nestes protestos contra a PEC 37, por exemplo.

Você pode entender melhor isso lendo aqui, aqui e aqui.

Mas a repercussão dos protestos tomou uma proporção que pode no final acabar servindo pra discutir outros aspectos mais importantes que mereciam maior atenção e levam, a por exemplo: o aumento das passagens.

Gastos com a copa e olimpíadas comeram soltos, FIFA e COI se sobrepondo a constituição, farra com dinheiro público em elefantes brancos; enquanto isso quem reclamava era rotulado de reacionário, urubólogo ou negativista por ser contra o "progresso" que o governo estaria promovendo no país.

Minha intenção não é desestimular ninguém a protestar, quer protestar contra o aumento das passagens, proteste. Apenas tenha em mente que o buraco é muito mais embaixo, e que as passagens caras x má qualidade do serviço prestado é apenas uma consequência do tipo de governo irresponsável e com projeto de poder de um grupo de políticos e empresários que vem sendo praticado no Brasil.

Afirmo a todos os amigos, querem ir se manifestar? Vão, mas se notarem a presença de mais bandeiras de partido que de faixas de protesto, apenas criticas um determinado partido ou a um tema de menor importância. Voltem para casa pois o nosso problema não é só um, e nem só um partido, mas sim todos eles. Não permitam que definam ou direcionem a sua insatisfação ao interesse deles.

Não deixem que te digam pelo que deve se revoltar. A revolta e os motivos são seus, só seus. Mas podem ser iguais aos de muitos outros.

Continuo não concordando muito com os métodos e a exigência inicial: Redução das passagens ou custo 0. Mas só me resta apoiar e torcer para que o verdadeiro debate seja colocado em evidência algum dia: Um estado inchado, caro, ineficiente, incompetente e opressor.


Ou o Vem pra rua é um: "Junte-se a nós voluntariamente e manifeste-se também pelo que quiser!" ou será apenas um: "Junte-se a nós, que somos estatistas fanáticos e socialistas, por uma causa que ninguém especificou qual é, e talvez tenha o risco de contribuir para uma manifestação em prol de algo de que você discorda e cuja solução pode ser muito pior que o problema, senão vou considerá-lo um acomodado egoísta que quer que as coisas continuem ruins!



Mais sobre: Carta aos Revolucionários / Ou como realizar um protesto http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/06/carta-aos-revolucionarios-ou-como.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)