Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bonded By Books: Ficção, Suspense e Terror com Lovecraft.

Saudações, amigos!

No texto de hoje, decidi falar do livro de um escritor de ficção/terror/suspense que não é muito conhecido, porém muito valorizado pelos que já tiveram a chance de conhecê-lo. Trata-se de Howard Phillips Lovecraft, referido habitualmente como H.P. Lovecraft.

Infelizmente, Lovecraft viveu pouco (1890 – 1937) e deixou poucas obras. Entre seus escritos temos contos, romances e muitas cartas destinadas aos seus amigos (vale a pena citar aqui Robert E. Howard – criador de Conan, O Bárbaro – como um de seus correspondentes).

A mitologia lovecraftiana também influenciou muito o meio musical, onde diversas bandas escreveram canções a respeito de seus contos; como, em um dos casos mais famosos, a música do Metallica, “The Call of Cthulhu”, que se refere ao conto “O chamado de Cthulhu”, de Lovecraft. Outras bandas que fizeram referências à obra do Lovecraft são: Black Sabbath, Celtic Frost, Blue Oyster Cult, Deicide, Entombed, Mercyful Fate, Morbid Angel, e muitas outras.

“Off-topic”: Não sei como falar sobre esse conto citado acima, sem indagar: Como se pronuncia “Cthulhu”? Pois então, para os curiosos, aqui segue um link para um vídeo do Youtube, onde o escritor de terror americano C. J. Henderson explica a pronúncia correta do nome. É um segredo oculto, transmitido entre gerações, e pouquíssimas pessoas tem conhecimento. Infelizmente o vídeo está em inglês, mas da pra notar a pronúncia diferenciada perto do final do vídeo.

Mas, voltando ao assunto, o livro que quero citar é o “A Sombra Vinda do Tempo”.

(Nas palavras que se seguem, cito vagamente algumas informações do livro, porém nada que possa ser considerado como SPOILER. Tenho essas palavras mais como uma sinopse, visto que não digo nada além do que existe nas sinopses do livro espalhadas pela rede).

Quando pego algo do Lovecraft hoje em dia para ler, já sei que vou gostar devido ao meu histórico de leituras de obras dele, histórico esse que não é grande.

Não tinha nem ideia de que esse livro falava de viagens no tempo quando o comprei para ler. Me surpreendeu, como um tema "batido" como esse (apesar de na época do Lovecraft não ter sido assim um tema tão freqüente assim) consegue ser tão rico e vasto.

Sou da geração, que quando se fala em viagens no tempo, a primeira coisa que se vem na mente é o filme "De Volta para o Futuro".
Não pretendo desmerecer o filme, é claro, pois se trata de um grande clássico do qual gosto muito; mas, a história de Lovecraft vai além, mergulha fundo em mundos grotescos e hediondos para nós, humanos, sem muitas perspectivas do conhecimento de vidas extraterrestres.

A transferência de mentes entre corpos de diferentes raças, através do tempo, foi algo com o qual não lembro nunca de ter imaginado, mas agora, após a ciência dessa "possibilidade", não soa tão insólito no âmbito literário, mais especificamente na fantasia e ficção científica.

A maneira de escrever, de manter o suspense, o terror, até a última palavra da última frase de seus contos e romances é sempre genial e dispensa comentários. E, o prisma de visão que se abre após a leitura de uma obra dessas, é ilimitado.

Paro pra pensar em quantas coisas desconhecidas que existem no universo, tanto em outras galáxias quanto na nossa e em nosso próprio planeta. O que nós sabemos até hoje talvez seja uma ínfima e ridícula parcela do conhecimento universal praticamente infinito. Quantas raças e criaturas que viveram aqui, cujos fósseis até hoje não foram encontrados? Quantos registros históricos poderão existir nas profundezas dos mares ou das areias dos desertos? Quantos desastres naturais que já ocorreram aqui e que destruíram ou omitiram informações sobre nossas origens ou sobre origens e existências de criaturas diferentes, talvez de mentes pensantes e racionais?

Temos muito ainda o que descobrir e investigar e provavelmente morreremos antes de termos ciência de toda a magnitude de toda a história universal, se é que isso seja um patamar possível de se alcançar. Não há limites. Crio que talvez nossa sociedade não esteja totalmente preparada para lidar com isso.

Recomendo muito a leitura dessa, e de qualquer outra, obra do Lovecraft, para os que gostam de ficção e terror.


Até mais!


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)