Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A hora do Rancor: "Desejar o bem é sempre mais fácil que fazer o bem"

Pra desejar o bem dos pobres não é preciso fazer um voto Franciscano, é possível manter seu padrão de vida e suas viagens à Europa. Basta tirar dos outros alegando distribuição.

É, desejar o bem é não doar nada do que tem, nem mover um dedo ou esforço pessoal; muito menos doar um pouco do seu tempo. E sim, exigir que o estado o faça por meios coercitivos como imposto de todos, inclusive dos mesmos pobres.

É obrigar a quem produz a sustentar quem nada produz. É tirar de quem gera renda para ajudar quem não tem renda, mesmo que isso gere falências e mais pessoas sem renda.

Pra desejar o bem dos menos favorecidos é preciso absorver mais cultura, mesmo que subsidiados por quem paga tarifas cheias para custear a meia entrada daqueles que só desejam o bem.

Desejar o bem é exigir do governo gambiarras; para dar acesso ao ensino superior do filho do pobre que estudou na escola pública, sucateada pelo mesmo governo. Tudo isso enquanto fazem greves e invadem reitorias, pelo bem dos alunos pobres que ficaram seu aula, graças ao seu protesto.

Desejar o bem dos pobres é fácil. É como dizer a quem está com fome: "Estou orando por você", "Deus vai te ajudar", mesmo que você tenha um pedaço de pão sobrando.

Desejar o bem dos pobres sem sequer conhecer a realidade de um pobre é possível. Pra que pisar numa favela e ver de perto que vida no morro não é aquilo que ouviram de intelectuais, que alias, nunca pisaram num morro. E que só sabem do que ouvem nos poucos minutos que se dignaram a conversar com a empregada enquanto ela lhe servia um café?

Desejar o bem dos mais pobres é pedir para que vivam em um pais regrado conforme nossa balança, mesmo que em outros lugares onde nossas ideias tenham sido colocadas em prática - o pobre viva ainda mais miseravelmente.

Estudem mais, pois vocês não entendem nada sobre desejar o bem. Nós os iluminados é que sabemos.

(Resposta a um idiota útil no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)