Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A tragédia de Mariana: Quem são e como devem ser punidos os responsáveis pelo desastre?


Eddie Vedder - vocalista da banda Pearl Jam, em um dos shows realizados no Brasil - falou sobre punição aos responsáveis pelo "acidente" em Minas Gerais.

Coloco o acidente entre aspas pois uma catástrofe que ocorreu por negligência privada e estatal não pode ser chamada de acidente.

Agora sejamos práticos. Que tipo de punição caberia a quem causou mortes, destruição de bens privados, municipais e a morte de todo um ecossistema. Este de valor tão inestimável quanto às das vitimas.

Qual  a sanção que deve ser aplicada para uma empresa que propositalmente (propositalmente cabe mais que acidentalmente) matou pessoas e conseguiu extinguir um bioma inteiro? E cadeia? Pra quem? Que bucha vai assumir essa pemba?

Só consigo enxergar como punição proporcional a indenização às famílias dos mortos, para as comunidades e cidades das regiões atingidas; e pelo tempo que levar até se recuperar todo o ecossistema destruído. Que também deverá ser feito pelos responsáveis privados e estatais (se é que tem salvação).

 Eu incluo o governo como co-autor por dois motivos muito óbvios que passam despercebido da maioria Uma coisa que não se fala por ai é o governo também é responsável. E duplamente, pois a Samarco pertence a Vale, que tem mais que 50% das suas ações pertencentes a fundos de investimento do governo*. (Boa parte dos governistas e membros da comissão de Minas e energia eleitos receberam doações da Vale**) Quem deveria ter fiscalizado as barragens era o Governo que mantém apenas 4 fiscais (no estado de Minas) para monitorar 520 barragens pelo pais.

* O maior acionista da Vale é a Valepar, que por sua vez tem o seu maior acionista os fundos de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (Previ). A Previ tem em sua presidência um indicado do BB que é indicado pela presidente do Brasil.

**A Vale Energia doou R$ 2,5 milhões para a campanha de Dilma em 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)