Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Finalmente o Metrô Rio passará a ter algum sentido: Expansão da linha dois será feita e seguirá projeto original

Após a "descoberta" por parte da imprensa, sobre a estação da linha dois subnível na Carioca - quem acompanha este blog, sabe que ela já existia há tempos e estava abandonada - veio a grande noticia. Foi anunciada a expansão da linha dois seguindo seu projeto original a partir de 2017.

O que prova que o metrô foi transformado em uma grande "trípa" em Y (inédita no mundo) apenas em função dos jogos olímpicos ligando Pavuna a Zona Sul/Barra e para reeleger o atual governo.  


"Dentre as reportagens que foram feitas sobre o tema da estação Carioca Linha 2, a da Rede Record foi a mais precisa nas falas e números. Entrevistaram o secretario de transportes Carlos Osório, o administrador desta pagina, Atilio Flegner e o ex diretor de planejamento do metrô, o prof. Fernando Mac Dowell.

O secretário anunciou que os estudos ficam prontos em Agosto de 2017 e as obras começam ainda em 2017.

Características do trecho: 3700 metros sendo 5 estações



Estácio-Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV(barcas) (Estacio 100% pronta), Catumbi (nada construído), Cruz Vermelha (paredes diafragma iniciadas), Carioca ( Linha 1 pronta, linha 2 precisa de acabamentos), Praça XV (nada construído).
Com a finalização deste trecho, bem como instalação de piloto automático na Linha 2, o metrô poderia ter trens de 8 carros na Linha 2 com intervalos de até 100 segundos aumentando a capacidade de transporte dos atuais 24 mil passageiros/hora/sentido para mais de 70 mil passageiros/hora/sentido.

O metrô se conectaria diretamente com as barcas na Praça XV, aumentando a demanda do modal hidroviário e resolvendo assim o atual problema de queda de passageiros e prejuízos operacionais.Seria muito util para moradores de Niterói e S.Gonçalo, pois sairiam da barca e ja entrariam no metrô, sem precisar andar os quase 1 Km como ocorre hoje".

Fonte: O metro que o rio precisa (Facebook)

Ficamos na torcida de que tudo não passe de uma promessa com fins eleitorais. Afinal, estamos falando do mesmo governo que prometeu fazer o projeto original mas em algum ponto DEPOIS de eleito, Cabral mudou de ideia e resolveu vender mais 20 anos de concessão em troca da Linha 1A, pronta a tempo das eleições de 2010. Mas é uma solução claramente inferior e que ate o momento trouxe mais problemas que melhorias.  Retalhando o projeto original e criando uma tripa.

Materia R7 http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/apos-revelacao-de-plataforma-fantasma-rj-anuncia-expansao-da-linha-2-que-ligara-estacio-a-praca-15-18112015


Mais sobre: 

Estação Carioca tem dois níveis; um abandonado por desgovernos
http://shogunidades.blogspot.com.br/2012/06/estacao-carioca-tem-dois-niveis-um.html

Veja como eram os projetos Originais do Metro Rio e como o Governo Cabral o retalhou
http://shogunidades.blogspot.com.br/2012/07/projetos-originais-do-metro-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)