Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 27 de dezembro de 2015

O COMPLEXO DE CASSANDRA

Na mitologia grega há uma personagem bem curiosa, com quem ando me identificando bastante, presente na lenda da Guerra de Tróia. Seu nome Cassandra.

Segundo a lenda, Cassandra era filha do Rei Príamo, governante de Tróia e irmã de Heitor e Páris. Sendo uma jovem muito dedicada ao deus Apolo e muito bonita também, caiu nas graças da divinidade, que lhe concedeu o dom da profecia. Como se recusou a ir pra cama com o Deus, este fez com que ninguém acreditasse em suas profecias.

Por conta disso, Cassandra foi ignorada pelo pai quando Páris nasceu que ele seria a desgraça de Tróia, como assim foi ao vaticinar a emboscada preparada dentro do cavalo de madeira e ao prever a morte de Agamêmnon.

Baseado nessa lenda, a psicologia criou um termo chamado COMPLEXO DE CASSANDRA. Esse complexo consiste na sensação de frustração de pessoas que ao se debruçarem sobre um assunto e fazer uma melhor leitura dos fatos e tentarem alertar aos demais é ignorada ou desacreditada.

E por que me identifico com esse mito? Porque é assim que vejo a mim e a outros amigos que usam essa plataforma como meio de propagação de ideias e exposição da realidade ou pelo menos outro ponto de vista, fazendo alertas antecipados a partir de uma leitura mais profunda dos acontecimentos e somos constantemente excluídos, bloqueados, ridicularizados ou até denunciados aos desenvolvedores do site por se recusarem a nos ouvir, por discordarem ou simplesmente por não aceitarem a realidade como tal, mesmo que acertemos os diagnósticos feitos muitas vezes com até um ano de antecedência.

Todos se lembram, por exemplo, da funcionária do banco Santander com seu prognóstico que causou sua demissão ou de economistas e institutos de Economia que acertaram suas  previsões. E mesmo depois de acertos e mesmo após previsões pessimistas ainda há aqueles, que assim como Príamo ou Agamêmnon, ignoram a própria tragédia só se dando conta da negligência quando for tarde demais.

Mas assim como Cassandra, continuamos a vaticinar mesmo que pra ouvidos moucos, mesmo que a maioria nos trate como loucos ou arautos do Caos, como se fôssemos aqueles que querem ver o circo pegar fogo só pra ter razão, mesmo assim continuaremos alertando e quem sabe em algum momento passem a nos ouvir. Só espero que não seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)