Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Brasil: Entre estadistas e oportunistas



- Em 1889, o Imperador Pedro II, monarca popular, foi deposto numa operação secreta feita para evitar a resistência do povo. E a monarquia deu lugar ao regime militar ditatorial conhecido como República da Espada.

Os militares ligados ao golpe republicano entraram na residência oficial durante a madrugada e escoltaram à força o velho imperador e sua família diretamente até o porto, onde um navio já os esperava para levá-los ao exílio.

Contra Dom Pedro não pesavam acusações de corrupção. Somente a insatisfação de oligarquias pela sansão da Lei Áurea, que abolia a escravidão.

Pessoas que apoiavam o imperador, inclusive militares fieis ao imperador preparavam-se para contra-atacar, temendo uma guerra civil de proporções gigantescas Dom Pedro II optou pelo exílio sendo expulso do Brasil para sempre.

Herdando um Império no limiar da desintegração, Pedro II transformou o Brasil numa potência emergente na arena internacional.

- Em 1954, o presidente Getúlio Vargas - considerado por muitos, o maior presidente do Brasil - suicidou-se com uma bala no peito após resistir a pressões pela sua renúncia. Pesavam sobre o presidente denúncias de corrupção que nunca foram provadas. No dia da morte de Getúlio, uma multidão tomou as ruas da capital, evitando um golpe militar que se organizava nos quartéis.

Getúlio Vargas promoveu a abertura industrial no Brasil e fundou a Petrobrás.


- Chegamos a 2016 e o ex-presidente que se auto proclama como "o maior presidente da história do Brasil", Luis Inácio Lula da Silva; é detido em sua residência pela manhã, e levado para interrogatório por uma condução coercitiva, após se recusar a comparecer em outras duas oportunidades. Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação, foi o de evitar confrontos e agitações populares. Contra o ex-presidente, pesam acusações de corrupção cada dia mais evidentes e não explicadas pelo presidente.

O que esse presidente faz? Exige que seja levado algemado em claro vitimismo; Após depor discursa na sede de seu partido e inflama sua militância; convoca-os a uma guerra contra um suposto golpe mesmo que seus opositores também estejam sendo investigados pela mesma operação da policia.

Acho que é muito clara a diferença entre um estadista que pensa no seu povo para um oportunista populista e no final, um terrorista que prefere inflamar uma guerra civil que poderia custar vidas de seus militantes e de seu povo, hoje furioso com seu partido após terem criado a (por enquanto) segunda maior recessão da história além de promover uma depredação e quase falência da Petrobrás.

Falta a Lula o senso de um estadista. Que arrogante e egocêntrico que é, se poe acima do pais. 

Líderes não incitam sua militância a uma guerra civil contra pessoas desarmadas, estadistas não promovem a guerra entre sua própria gente. Isso é coisa de déspotas, de genocidas lunáticos. Isso só pode ser coisa de uma Jararaca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)