Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

No Rio seguro de Cabral inocentes são linxados até a morte confundidos com bandidos

Rio - Confundido com um ladrão de celular, o caseiro Marco Antônio Corrêa Vicente, de 19 anos, foi a quarta vítima de linchamentos em São Gonçalo nos últimos seis meses. segundo levantamento feito por O DIA, pelo menos mais quatro pessoas foram espancadas em ruas da cidade no mesmo período, mas conseguiram sobreviver. O corpo do jovem, surrado por dezenas de pessoas até a morte na manhã de terça-feira, no Jardim Catarina Novo, foi enterrado ontem à tarde no Cemitério São Miguel.

A barbárie em série, desencadeada pelo desejo de buscar a justiça com as próprias mãos, revolta parentes das vítimas e é motivo de preocupação para autoridades e especialistas em segurança. Dos oito casos de violência, pelo menos cinco envolveriam inocentes.


PM salva homem preso em poste

A lei do ‘olho por olho, dente por dente’ também vitimou outro suposto inocente: confundido com estuprador, Mário Isidoro de Salles, 42 anos, foi capturado por cerca de 50 pessoas no bairro Mutuá, no dia 2. Amarrado a um poste, recebeu chutes e pontapés por todo o corpo. Mas foi salvo por policiais do 7º BPM (São Gonçalo) que passavam pelo local na hora. Na delegacia, mais tarde, não foi reconhecido por nenhuma vítima e acabou liberado.

A mesma sorte não teve o deficiente mental Luiz Carlos Teixeira de Aguiar, 48. Acusado também de ser estuprador, foi morto a pauladas por moradores de Tribobó no dia 19 de março. O corpo, nu, foi arrastado por 200 metros pela Rua Dalva Raposo. Um cartaz no pescoço dizia: “Estuprador. Deu mole, safado!”.

Crimes sugerem insatisfação popular

Para a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, os linchamentos em São Gonçalo, que fica a 20 km do Rio, são alerta para autoridades em segurança pública.

Parece que os acontecimentos de São Gonçalo estão relacionados também à busca de justiça por moradores que se acham ameaçados de alguma forma. Boa parte não acredita mais nas instituições, na polícia ou na Justiça, como forma de solucionar seus medos. Isso é muito perigoso”, advertiu.


Isso a propaganda do Cabral não mostra. Se é para linxar até a morte sou favorável que se faça o mesmo com culpados de vcerdade: os maus politicos do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)