Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Operação Tolerância Zero

Terceira lei de Newton: "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade em sentido contrário", parece que vale pra politica de segurança também.
Novamente o Rio está passando por uma onda de violência. Os chamados "arrastões" pela imprensa assemelham-se muito mais com atentados terroristas. Isso é uma clara resposta à política das UPP adotadas pelo governo do estado. Política que seria perfeita se esta fosse feita com seriedade começando por PRENDER os bandidos das favelas que ocupa para depois pacifica-las. Já é de conhecimento popular, para quem quiser ver, que em muitas dessas favelas pacificadas que o tráfico não acabou.

As UPP's assim como o "Choque de Ordem" não passam de ações de marketing do governo do estado e prefeitura ambos de um mesmo partido.

Curiosamente os bandidos esperaram o período eleitoral passar para iniciarem esses atentados. Sabemos muito bem que as favelas são redutos de milicianos e traficantes. E principalmente que são currais eleitorais.

O que mais vejo no momento são pessoas criticando a cidade, o povo, dizendo que vão se mudar para outro lugar. Falta ao carioca um sentimento de respeito e amor ao Rio. Falta ao cidadão ter noção do que é ser um cidadão. É muito fácil criticar a cidade falar mal do país. Mas somos nós quem vivemos nela e nós quem elegemos os políticos.

Esquecem-se que também são parte deste povo. Se esquecem que também fazem parte de cadeia de corrupção e violência desta cidade. Político é um espelho do povo. Se são omissos é porque o povo também é.

Se hoje os traficantes estão incomodados por perderem seus pontos de venda, é porque eles tinham um ponto. Se tinham um ponto é porque tinham clientes.

As raízes dos nossos problemas começam pelas pequenas contravenções do próprio cidadão comum.

Então fica a pergunta: O que você faz para melhorar o Rio? e o que faz para cobrar as autoridades?

Comece você cidadão. Não espere ação das autoridades. Cobre, exija, critique. É o seu carro que está sendo queimado. É você que tem que pagar um plano de saúde para não morrer na fila do SUS. Que precisa pagar uma escola para garantir que seus filhos recebam educação e aprendizado para lhe garantir um futuro.

Não interessa se você votou na oposição. Isso é tirar o corpo fora. Estamos todos no mesmo barco. Nós elegemos essa gente. Não espere a oposição cobrar o governo, seja você a oposição. A sociedade civil pode fazer muito mais que simplesmente votar em eleição. Porque não adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, naquilo que for necessário? Vamos dar o bom exemplo.

Bandido tem que ter medo da policia e governante tem que ter medo do eleitor.

Sugerimos que quem teve seu carro queimado entre com ação de perdas e danos contra a prefeitura e o estado por não cumprir com suas obrigações de proporcionar segurança com o dinheiro de nossos impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)