Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Coluna de Antonio Vargas: BRASIL: O PAÍS DA IMPUNIDADE. UM BREVE PENSAMENTO!

Começa hoje mais uma coluna neste blog. Apresento-lhes a coluna de Antônio Vargas: Psicólogo, Professor e Musico.


Discute-se no Brasil sobre impunidade exaustivamente. Agora vos pergunto: somos vítimas, cúmplices ou vilões?

Esse maldito ranço começa em nossa colonização. Deixo claro que não tenho nada contra os portugueses. Portugal, hoje é a minha segunda pátria, tenho muitos amigos e familiares lusitanos. Não quero ser injusto. Pode ser que esta forma de pensar esteja por todos os locais do mundo e, sendo assim, o que direi não restringe-se a forma luso-brasileira de pensar somente. Contudo, focarei os meus pensamentos na nossa realidade nacional.

O pensamento luso-brasileiro, por assim dizer, tem como conceito básico o seguinte: “Para os amigos tudo; aos inimigos a lei.” O curioso é que todos nós, de alguma forma, já fizemos isso pelo menos uma vez na vida. Mesmo sabendo que estamos agindo errado continuamos. Citarei alguns exemplos:

a) Os políticos defendem a sua curriola, ok? Quem nunca tentou minimizar os erros dos familiares?

b) Criticamos políticos porque não sonegam impostos, ok? Quem de nós nunca tentou burlar o imposto de renda?

c) Falamos que os governantes burlam as leis, certo? Porém, quem nunca pensou em fazer de tudo para não ser pego numa alfândega por ter extrapolado o limite de compras?

Resumindo: por que criticamos os outros e esquecemos que nos olhar no espelho? O génio psiquiatra Carl Gustav Jung tem uma frase ótima que diz: “Quem não olha para o próprio rabo só vê o diabo nos outros.” É a mais pura verdade! Tanto o é que, classificamos como amigos os indivíduos que são nossa imagem semelhança; os que ouvem as besteiras que temos para dizer e os que batem palmas para todos os nossos atos. Ou seja, chamamos de amigos os que são “puxa saco”. Isso acontece em todas as esferas: políticas, religiosas, pessoais, sexuais e etc. Agora, quem não faz nada disso, vira inimigo, é retaliado e é penalizado. Quem não segue a cartilha é chamado de “ovelha negra”. Inimigos são àqueles que dizem não para nossas vaidades.

Eu não poderia deixar de lembrar os que tentam justificar seus erros com os de terceiros. A forma de pensar pautada nos precedentes abertos, o que não deixa de ser lamentável.

Com isso caros leitores, foi sob a tutela destes pensamentos citados acima que foi construída de pensar básica de toda sociedade brasileira. Poderíamos citar vários exemplos do cotidiano, da história brasileira, do cenário político e etc, que se encaixam perfeitamente nesse formato.

Poderíamos encaixar esse pensamento até mesmo no cenário artístico e underground brasileiro, não é mesmo? Sim, tanto é que temos que ficar tomando cuidado com o que falamos para não sermos retaliados depois. Isso é democracia?

Infelizmente, muitas pessoas classificam como amigos os que dizem àquilo que as pessoas querem ouvir para satisfazerem os egos. As pessoas bradam por democracia mas aplicam a ditadura.

Herdamos um pensamento político nocivo. Basta olhar o mundo e observar. Respondam a minha pergunta: qual foi o país, colonizado por Portugal, que faz parte do grupo de países desenvolvidos? Angola? Moçambique? Por favor, não me venham dizer que será o Brasil que quebrará esta regra. Por mais ufanistas que sejamos, sabemos que fomos sucateados para os interesses estrangeiros e que os nossos colégios públicos formam semi-analfabetos. Caso desejem, leiam mais sobre a história do Brasil sem se prender aos conteúdos lecionados no ensino médio e fundamental. Nos últimos tempos, vários bons livros foram publicados e que valerá à pena lerem para conhecerem, de fato, a nossa verdadeira história e com isso entenderam o que acontece hoje.

Defino que somos um produto histórico desempenhando o papel de vítima, vilão e cúmplice ao mesmo tempo. Nenhum de nós respeitamos as leis por completo, não fiscalizamos e não denunciamos o que acontece de errado. Somos omissos, pessimistas e coniventes com o mundo que aí está.

Se você quer que algo mude, muda-te deixando suas vaidades de lado para ser menos individualista e mais coletivo. Temos que abandonar o pensamento provinciano e sermos mais universais.

A IMPUNIDADE SÓ EXISTE POR CAUSA DO EGOÍSMO HUMANO.

Grato.

Antonio Vargas é Psicólogo, professor e musico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)