Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A "ficha corrida" de José Serra

Fonte:


José Serra (PSDB) nasceu em São Paulo, no dia 19 de março de 1942. Serra já foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) entre os anos 1963 e 1964, Secretário de Economia e Planejamento do Governo Franco Montoro em 1983, Deputado Federal Constituinte em 1986, entre outras "coisas" ao longo de carreira.

Apesar de se declarar contra a corrupção e propor medidas para evitá-la, existem denúncias de corrupção envolvendo o sujeito.

Uma delas se refere disponibilização de informação privilegiada: em um dos relatórios da Polícia Federal - Operação Satiagraha - o investidor Naji Nahas, o qual é acusado de diversas práticas criminosas com o intuito de ganhar dinheiro, cita como fonte de suas informações privilegiadas, José Serra.

Clique aqui para acessar o relatório da Polícia Federal em PDF no qual Serra é citado.

A gravação do telefonema entre Miguel e Nahas - Segue a transcrição do trecho:

"Relatório Analítico 04/07:
1181219999 20071105112546 1 6465139.wav
Em 05/11/2007 às 11:25:46hs, NAHAS conversa com MIGUEL e este diz que a CESP vai ser privatizada e NAHAS confirma dizendo que soube pelo próprio SERRA. MIGUEL sugere arruma um "termo" e aguardar uns 6 meses e ganhar uma "grana preta"."

A "grana preta" citada por Miguel Jurno Neto, provável doleiro que também trabalha como intermediário entre Naji Nahas e outros doleiros é algo em torno de R$ 80 milhões.
Além disso, existem denúncias de que Serra já teria vendido a Petrobras caso fosse eleito presidente do Brasil em 2010. Sem dúvida, Serra levaria sua parte nisso.

Assim que Serra - supostamente - disparou nas pesquisas e se aproximou de Dilma na briga pela presidencia do Brasil, as ações da Petrobras subiram 2,8%. Alguns dizem que Serra é melhor administrador do que a Dilma, mas seria essa tese suficiente para influenciar uma quantidade tão grande de investidores, ou uma pequena quantidade de grandes investidores, os quais foram capazes de fazer as ações da Petrobras se movimentarem desta forma?

Para que os papeis da Petrobras subissem quase 3% no momento em que o petroleo caia 0.4% em NY, foi necessária uma aplicação muito grande nos papeis da empresa. Convenhamos... ninguém apostaria tão alto numa tese dessas. Isso apenas reforça a ideia de que Serra realmente tinha "mexido os palitos" para atender interesses próprios e alheios. Ele é um "pau-mandado".
Foi mais ou menos o que aconteceu entre Nahas e Miguel, quando este pergunta se realmente deve comprar ações da Petrobras. Nahas diz para ele: "faz o que eu estou te mandando".

Explico: Alguém (um tubarão) investe no Serra, financia sua campanha eleitoral e diz para outros investidores que será divulgado que Serra subirá nas pesquisas e por este motivo, devem se posicionar como comprados. Com Serra avançando nas pesquisas, a venda da Petrobras se aproxima da realidade, assim como os lucros tão almejados.

Supondo que eles acreditem que Serra realmente vai ganhar, a decisão mais sábia é manter-se comprado. Supondo o contrário, assim que os "sardinhas" fossem fisgados pela alta dos papeis, tentando aproveitar a "carona", os "tubarões" se posicionariam como vendidos, lucrando em cima dos enganados. Ao final do dia, sairia a notícia de que os investidores se animaram com o avanço do Serra e que este foi o motivo para a alta. Na verdade, o motivo não foi o avanço do Serra nas pesquisas, mas sim o esquema manipulador por trás disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)