É um erro comum de algumas pessoas tentar traçar paralelos entre o Metal/Punk com o Funk carioca.
Uma declaração do guitarrista da banda Megadeth, Dave Mustaine, tem sido distorcida e usada como comparativo do Punk e Metal com o Funk Carioca.
"Dave Mustaine – Havia gente drogada por todos os lados, uns deitados no chão e outros mijando ao redor. Era glamoroso? Nunca!"
A matéria completa é essa LINK, para os fãs de thrash metal um prato cheio. Eis que um imbeciloide tenta traçar um paralelo estapafúrdio:
agito: "Eu ñ sei em qual parte isso difere de um baile funk desses q acontecem aqui em SP, quando fecham as ruas e a "Libertinagem" e "Bagunça" são instauradas, a bebedeira e consumo de drogas correm livres assim como o sexo. A verdade é que a atitude sexo drogas e Rock'N'Roll migrou p/ o "funk carioca"
Pois bem meu caro acéfalo, vamos a algumas considerações:
Sempre houve algum interesse por trás do funk carioca, politico de mídia ou de mercado ilegal.
1 - O Heavy metal sempre se posicionou em questões polêmicas. Sempre defendeu a liberdade do individuo contra a opressão politica, familiar e religiosa, sempre fez criticas a governos e religiosos.
O Thrash foi um movimento que trouxe uma atitude de foda-se, sim, mas havia uma certa consciência nas ideias. Uma revolta ainda mais agressiva contra tudo que os punks já gritavam antes.
2 - É bom lembrarmos que o "movimento funk carioca" foi durante muitos anos a roda motriz de sustento e propaganda do tráfico (hoje é de milicias).
3 - Por mais que muitos artistas de metal se droguem e até componham musicas sobre seus vícios nunca houve uma apologia a favor do consumo e facções criminosas; como frequentemente ocorre no funk.
4 - Lembrem-se também que mesmo antes um pouco discriminado o funk carioca sempre foi difundido na grande mídia (rede globo).
5 - Lembrem-se também do viés politico-populista por parte de governantes. Nunca na história do Brasil se ouviu falar de algum movimento musical que tivesse ganho apoio de um governo e elevado ao status de cultura, não antes de ser consagrado mundialmente.
No Rio de Janeiro o Funk foi elevado ao status de cultura por um dos governos mais corruptos de sua história (Governo Sérgio Cabral).
6 - O Thrash metal não teve apoio de nenhuma autoridade, a MTV apenas seguiu o curso quando a coisa estourou. O Thrash metal assim como o Punk é fruto do contexto social das pessoas de seu meio.
7 - O Punk rock surgiu num contexto de revolta social e questionamento politico, onde o anarquismo era a principal ideia, mesmo que bastante deturpada.
8 - O funk carioca é atua muito mais como um "campo de concentração cultural"que desvaloriza a mulher, prega a ideia do "pobre feliz", estimulado pela mídia e financiado por governo do que um movimento legitimo (que um dia já foi). Você dificilmente verá o cara mais popular do colégio vestido com uma camisa do Megadeth. Mas é bem provável que seja obrigado por algum fortão de academia a ouvir funk em local público.
9 - As semelhanças são somente no no surgimento de ambos os gêneros em locais onde o contexto social em que seus frequentadores e artistas estavam inseridos, à margem da sociedade muitos viciados e sem futuro. E acabam ai as semelhanças.
Millor Fernandes:
Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.
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"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)
Ótimo texto. Só se esqueceu de dizer que os "funkeiros" são quase todos semi-analfabetos, não-politizados e têm uma visão distorcida da própria realidade onde vivem e fazem apologia à pobreza, como se não ter qualidade de vida fosse motivo de orgulho.
ResponderExcluirJá muitos grupos de punk e de metal são até politizados, como por exemplo o Iron Maiden, cujo vocalista Bruce Dinckinson, é até formado em História. E não esqueçamos o politizadíssimo punk brasileiro!