Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 27 de janeiro de 2013

A tragédia de Santa Maria ou "A corda arrebenta sempre do lado mais fraco"


E a "imprensa" brasileira já elegeu os culpados dos 232 (ou mais) mortos em Santa Maria: Os seguranças. Até o Milton Neves está comparando os seguranças com policiamento de estádio.

O desabamento do prédio no RJ: O operários foram indiciados junto com os maiores responsáveis. O explosão dos botijões no restaurante: O funcionário que lidava com aquele equipamento foi responsabilizado a prefeitura que liberou tirou o seu da reta; a tragédia de xerém, petrópolis, Teresópolis : os moradores foram responsabilizados por morarem ali os prefeitos que permitiram aquilo por anos tiraram o da reta; Tragédia da boate: A culpa é dos seguranças...

O incêndio ocorreria do mesmo jeito, pessoas morreriam do mesmo jeito, porque a boate estava ILEGAL e não tinha saídas de emergência suficientes pra escoar tanta gente.

Alvará de boate incendiada estava vencido desde agosto, diz bombeiro.

O que eu quero dizer com isso é que sempre focam as responsabilidades naqueles que deveriam ser apenas a cereja do bolo e normalmente são os envolvidos (é vitimas também) com menor grau de instrução e poder econômico.

Na Argentina (que tanta gente gosta de criticar) quando ocorreu uma tragédia semelhante a essa de Santa Maria, mudaram toda a lei que regulamenta este tipo de negócio. Quero ver aqui o que vai mudar, se vão apenas responsabilizar os seguranças. Seguranças só seguem ordens, vários ali morreram por apenas segui-las. Pra mim está claro que os maiores culpados são os donos da boate + quem permitiu a apresentação com pirotecnia + quem liberou a casa com alvará vencido e até infelizmente quem fez a apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)