Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Carta aos Revolucionários / Ou como realizar um protesto


É pedir muito pouco pra tanto barulho

Desde o começo deste blog eu sempre publiquei ideias de que o povo brasileiro deveria se levantar e protestar contra as autoridades. Eu não mudei de ideia sobre isso, continuo achando que o povo deve ir às ruas protestar contra aquilo que considera injusto ou abusivo.

Também já disse muitas vezes que o brasileiro é um povo curioso. É fácil você encontrar alguém reclamando do pais, da politica, dos preços. Mas é raro vermos protestos nas ruas, que não sejam de cunho politiqueiro controlado por algum partido qualquer, o povo não vai às ruas. Tudo sempre se limita a estudantes guiados por alguma entidade com interesses naquele protesto, mesmo que seja mera oposição cega.

Estamos vivendo um momento de tensão que não parece ser causada apenas pelo recente aumento das tarifas de ônibus em São Paulo e em outras capitais do pais. A vida está mais cara, as nossas perspectivas parecem cada vez mais distantes; vivemos um período de insegurança com bandidos se dando ao luxo de incendiar cidadãos de bem por mera birra; salários baixos em relação à inflação; transito caótico por falta de planejamento, excesso de veículos e transporte deficiente, obras tapa buracos para a Copa e Olimpíadas; muitos impostos e pouco retorno nos serviços básicos: Saúde, Transporte, Segurança. Tudo isso após um grande espetáculo que forjou um novo "milagre brasileiro" (Como se o primeiro já não tivesse sido uma farsa) que está se provando ser mais uma mentira.

Vivemos em um país onde além do Executivo, Legislativo e Judiciário, existem outros poderes (banqueiros, ONGs, pirataria, narcotráfico, milícias, bicheiros etc.) todos envolvidos e protegidos por algumas autoridades corruptas e parte da imprensa tendenciosa e comprada.

O brasileiro não tem mais o hábito de protestar no cotidiano. Além de não protestar ACEITA passivamente decisões e mudanças com as quais ELE NÃO CONCORDA. Não há a menor resistência contra abusos como aumento de preços de transportes, taxas, benefícios exorbitantes a parlamentares, leis claramente autoritárias nem mesmo gastos absurdos com obras que em nada melhorarão a vida do povo.

Passagem

Eu não me importaria em pagar passagem cara, desde que o serviço fosse minimamente decente, não esse "padrão chiqueiro" que temos no Rio. Mas isso é uma opinião minha, pois já sou descontado em folha mensalmente para usar o Bilhete Único. Portanto para alguém que pague as passagens do próprio bolso (Estudantes e desempregados por ex) o aumento de 0,20 R$ pode sim sair salgado.

Todo esse cenário deveria ser mais do que suficiente para uma revolta popular. O pau tem que cantar mesmo!! Mas existem formas mais inteligentes de fazer isso.

- Não concordo com a reivindicação (não aumentar as passagens ou Passagem preço 0) que acho fraca - Já disse que os protestos deveriam ser para exigir eficiência, conforto, praticidade, modernização e aumento da frota enfim um bom atendimento - abre brechas para mais custos e impostos caso o governo decida não aumenta-los para o pagante. Sei que socialistas adorariam isso, afinal eles adoram um subsidio governamental, mas quem paga essa conta no final? Vamos aos fatos:

Todos pedem para reduzir o preço, mas não percebem que significa que o custo vai se manter ou subir com a diferença que vai ser pago pelo estado em vez do consumidor. Isto implica um de 3 cenários: 1 - Maiores impostos, 2 - Endividamento, que resultarão em maiores impostos no futuro com juros, 3 - Imprimir dinheiro, que resultará em inflação no futuro. Lembra do tomate?

- Não concordo com os métodos usados. Acho burros, mal planejados e sem efeito prático; pois falta o principal para um protesto ter efeito: Apoio popular.

Atrapalhar o direito de ir e vir do povo é de uma estupidez e de uma falta de respeito ímpar!! Como libertário isso me agride o estômago.

Ferrando o Ferrado, mas por uma boa causa

Não vai ser promovendo quebra quebra e atrapalhando o transito no sagrado horário da volta do trabalho do cidadão - que só quer chegar em casa e descansar - que os "manifestontos" vão conseguir o apoio popular.


O Grupo Passe Livre (O Movimento em sua maioria é formado por militantes do Psol, PSTU, PCO, PCR e PCdoB) organizou os protestos contra o aumento das passagens. Foi para as ruas com faixas e (suponho eu) tentaram fazer com que a manifestação fosse pacífica, mesmo obstruindo ruas e avenidas no meio do horário do rush, mesmo não havendo controle sobre quem entra ou não na marcha o que levam às depredações e atos de vandalismos amplamente divulgados na TV. Mas de boas intenções o inferno, os movimentos sociais e os partidos de esquerda estão cheios.

Vejam o tamanho da tolice. No caso de São Paulo Prefeito e Governador estão em Paris tentando trazer a Expo 2020 para a cidade. Portanto as duas autoridades responsáveis pelo aumento das passagens sequer estão na cidade.


É um movimento legitimo, não é partidário...


Sem contar que a presença de partidários dos partidos nanicos de esquerda como Psol, PSTU e  PCO só serve para tirar o caráter popular da manifestação. Soando muito mais como um ataque politico ao prefeito e ao governador de São Paulo. Eu sei bem o que eles querem e enquanto houver bandeiras desses partidos, afirmo que os protestos são uma farsa com intuito apenas politico!

Nossos amiguinhos pelo visto, não aprenderam nada com o fiasco do episódio da Aldeia Maracanã no Rio de Janeiro.


Eu não pedi, mas assim mesmo obrigad... não, péra!

Faço questão de lembrar aos colegas "militontos" destes partidos: O mal da esquerda é achar que possui uma procuração do povo para defender seus direitos. Eu pelo menos não me lembro de ter dado uma procuração para alguém lutar pelos meus direitos.  Nem eu e pelo visto ninguém que (assim como eu) ficou preso no transito na volta pra casa, que já costuma ser caótica em dias úteis.

O cidadão já tem alguém que foda o seu dia-a-dia na volta para casa - e nos demais aspectos de toda a sua vida - ele se chama: Governo. Nós votamos neles. Lembram, democracia? Aquele negócio que eu chamo de a "Ditadura da maioria", e que vocês normalmente reclamam dela quando o eleito não é alguém que vocês aprovem, conhecem?

Não foder com a vida do povo que vocês dizem defender é essencial para obter o apoio popular. Quem sabe até consigam que eles se simpatizem e se unam a vocês.

Pratique o que você prega: Ferre quem te ferra

Seria bom que nossos revolucionários brasileiros antes de cagar regras e tentar mudar o mundo (ferrando com os joelhos de quem está em pé num ônibus lotado por três horas), antes reformulasse suas propostas e passassem a dar soluções reais aos problemas e atacar na fonte deles: Os governantes, todos eles!

Falando em um termo que vocês possam entender: Foda a vida do opressor, não do oprimido. Capiche? Preciso desenhar? Então eu desenho.



Voltando onde estava...

Não atrapalhe a vida do povo. Fechar a Av: Paulista ou a Presidente Vargas só ferra com a vida de quem é ferrado. Prefeitos e Governadores podem sobrevoar a cidade de helicóptero e dar tchauzinho para vocês e o melhor às suas custas ($$$).

É tão óbvio que fico pasmo como isso ainda não passou pelas brilhantes mentes universitárias de nossos "heróis voluntários". Realizem protestos que fodam com a vida dos governantes. Atrapalhem o dia dia de suas famílias de seus vizinhos.

Vou dar um exemplo: Por mais que eu ODEIE o prefeito Eduardo Paes, adoraria que fosse meu vizinho. Seria garantia de que meu bairro seria o mais bem cuidado da cidade. O ideal é fazer com que ninguém deseje ter o prefeito ou o governador do estado, nem seus vices no mesmo prédio ou rua.

(Eu disse que como libertário atrapalhar o direito de ir e vir do povo, ou de alguém me embrulha o estomago. Mas neste caso eu posso tomar um sal de frutas.)

Outro exemplo: Se o problema de sua cidade é o lixo. Juntem o máximo que conseguirem e entulhem a porta da casa do prefeito com ele.

Há pouco eu disse que o Prefeito e Governador de São Paulo encontravam-se em Paris. Não tem nenhum simpático parisiense ao movimento que queira ir perturbar a viagem deles?



Lembrando sempre: Alguns de vocês estão pedindo ao estado, mais estado (Passagem mais baratas ou a 0,00 R$). Não reclamem quando receberem "doses cavalares de estado" no lombo via PM. Porque é isso que um estado como o nosso faz.

E mesmo que façam tudo pacificamente a nossa maravilhosa, bem treinada, bem remunerada e consciente policia militar (vulgo Choque) irá descer a lenha em vocês assim mesmo. Ainda mais se estiverem protestando em plena Vieira Souto, ou em Moema, Alphaville. Seja onde esses ratos vivem. Aí reagir terá sua razão até por uma questão de proteção.

Se é pra ser chamado de Vândalos, e serão, façam isso direito.

Tenham em mente que o Brasil está neste momento realizando uma competição internacional que está recebendo turistas de todo o mundo. Eles vieram deixar seu suado dinheirinho aqui para nossos comerciantes. Não os perturbem. E não se esqueçam que por tal motivo a segurança será reforçada, pois assumimos um compromisso de evitar ataques terroristas (medo existente desde os jogos de Munique). Seu manifesto pode ser rechaçado com violência.

Estejam preparados para isso e tenham planos prontos de contingência: Fuga, re-aglomeração em outro ponto seguro pré determinado e assistência médica para cuidar de feridos. Definam também um (dois no máximo) representante para atuar como negociador e sobretudo não sejam identificados caso não tenha apenas a policia para reprimir a ação (P2).

O povo sem dúvidas irá entender que vocês estão lutando por ele. Que seus motivos são justos e que estão atacando aqueles que nos ferram. Que estão dando aos governantes o troco que eles merecem.

No mais chega, já dei muita dica para vocês. Agora pensem mais e gritem menos.

Mais
Entendam melhor os motivos que levam a por exemplo uma passagem cara lendo aquiaqui e aqui.

2 comentários:

  1. Sua opinião mudou a minha, eu estava até a fim de participar da manifestação que irá ocorrer em São Paulo nesta segunda-feira (17), mas a partir do seu texto vi que a Ideologia deve ser mudada.

    O aumento da tarifa de ônibus é só a ponta do iceberg. Tem muitos outros problemas que são mais importantes, como a corrupção, impostos absurdos, saúde precária, educação de péssima qualidade, enfim, vários outros fatores que deveriam ter mais importância do que isso.

    Eu NÃO acho que o povo está errado em manifestar, mas essa manifestação deveria ser mais bem organizada, não deveria haver nenhum partido por trás dela, e o povo poderia usar toda essa disposição para os objetivos mais pertinentes.

    Um ponto importante a ressaltar é que as manifestações não estão ocorrendo só em São Paulo, mas em vários lugares do Brasil. No Rio de janeiro, por exemplo, não houve nenhum incidente, a manifestação foi tranquila e, além da tarifa, estavam criticando o investimento de grandes somas de recursos em obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que é algo que deveríamos dar mais importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modesto, participe se for o seu desejo. Apenas tenha em mente que o problema é muito maior do que o aumento das passagens. O protesto tem que ser melhor debatido, pois fortunas já foram gastas. É preciso rediscutir todo nosso pais, nosso governo e nossos sistema.

      E se eu consegui te convencer disso, pra mim já valeu a pena ter escrito esse artigo.

      Abraço

      Excluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)