Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Estado e Religião são monstros que se equivalem.




Em resposta ao artigo do Instituto Misses Brasil: Religião e Libertarianismo

Walter Block, é muita ingenuidade da sua parte este pensamento de que "O inimigo do meu meu inimigo é meu amigo". O inimigo do meu inimigo fatalmente será meu único inimigo ao final.

Ayn Rand tinha total razão ao propor uma agressiva rejeição a Deus.

Estado e religião são dois monstros que se equivalem. Igualmente inimigos da liberdade civil e da iniciativa econômica.  Ao destruir um você terá que lidar com o outro fortalecido pela ausência do primeiro. O ideal seria estimular que ambos se destruíssem ou se enfraquecessem ao ponto de serem abatidos politicamente.

Desde a Revolução Francesa, o estado vem querendo tomar o lugar da igreja e da religião na tarefa de arbitrador do que é certo e do que é errado na vida privada do cidadão. Por mais que o estado se esforce, o fato é que, no final, a população ainda reconhece a igreja, a religião e várias outras entidades privadas como as genuínas merecedoras de atenção enquanto que a classe politica é vista como salafrários e esbanjadores.

O fato de o estado comunista de Lênin e Stalin ter matado mais que a religião não compensa os séculos de opressão religiosa, seja qual fosse a doutrina religiosa vigente. E se o estado Soviético matou mais, se deve unicamente a conclusão que ambos tiveram de que a religião é uma concorrente do estado comunista na obtenção do controle máximo do povo.

O cristianismo, como todas as religiões, possui regras que não podem simplesmente ser descartadas para satisfazer o pensamento cultural da época. Eis ai o problema no que tange a liberdade civil.

São vários os exemplos que comprovam que um estado totalitário nada difere de um Teocrático. Os Talibãs são prova disso. Mas não é preciso ir até o exemplo dos Talibãs. Aqui mesmo no Brasil podemos encontrar exemplos contra a religião: Basta ver as leis e propostas que tem sido colocadas em votação aqui no Brasil pelas bancadas Teocráticas. Todas sem exceção ferem liberdades civis e se intrometem em debates puramente científicos e médicos.

Aqui alias no Brasil as distorções são tantas que corremos o risco de no fim das contas sermos devorados pela maior e mais temível das Quimeras: Um estado "Social Teocrata".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)