Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Caso Portuguesa: O problema é a CBF e o conflito de interesses

No último domingo, a ESPN noticiou com exclusividade que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) condicionou um adiantamento de R$ 4 milhões à Portuguesa para que a equipe desistisse de tentar reverter a decisão do STJD que a rebaixou para a Série B no ano passado. O vice-presidente jurídico da equipe do Canindé, Orlando Cordeiro de Barros, afirmou nesta segunda-feira que irá entregar ao MP-SP (Ministério Público de São Paulo) os documentos que registram a proposta da entidade máxima do futebol brasileiro.

Link da matéria: http://www.espn.com.br/noticia/383084_exclusiva-cbf-propoe-adiantamento-financeiro-para-portuguesa-aceitar-serie-b 

Logo iniciou-se mais uma batalha de comentários e acusações entre torcedores. Cada um querendo defender seu clube em detrimento da causa principal que é a responsável pela zona que a que nos acostumamos a conviver: O mal que a CBF faz ao futebol brasileiro e aos clubes.

Em resposta aos torcedores que estão se digladiando nos fóruns de comentários dos portais de noticia esportiva e nas redes sociais:

1 - Não vejo o porque de o Fluminense ser citado neste caso. O que deve ser questionado é o fato de a unimed ser patrocinadora de do clube e da confederação, num claro conflito de interesses.

2 - A Globo é parceira da CBF e detém o MONOPÓLIO da transmissão do futebol Brasileiro e dos jogos da Seleção. não a toa se apressou em noticiar de que foi a portuguesa quem solicitou o adiantamento porém...

3 - Apesar de a portuguesa realmente ter solicitado o adiantamento, o documento enviado pela CBF deixa claro que o adiantamento será feito MEDIANTE a aceitação da portuguesa em desistir de seguir com qualquer processo na justiça e ficando responsável por fazer seus torcedores desistirem dos processos. Para muitos isso é considerado: Chantagem mas pode ser considerado aliciamento.

4 - Não consigo entender a lógica de alguns torcedores ao afirmar o seguinte argumento: "O Flamengo comprou a portuguesa, todo mundo sabe". Vejamos, se o erro cometido foi o mesmo, portanto o Flamengo está atrelado à portuguesa no que lhe acontecer. - Tanto é que foi igualmente condenado - Não há uma prova sequer de que o clube esteja envolvido diretamente nos processos da justiça comum, e e mesmo que fosse não estaria errado uma vez que a portuguesa está indo justiça e ele pode agir como parte interessada. Exatamente como o fluminense, que não tinha nada a ver com o julgamento do STJD, o fez e atuou como parte interessada.


OBS: - Na minha opinião Flamengo e Portuguesa estão equivocados em ir a justiça comum, porque erraram de forma bizonha e amadora. E mereciam alguma punição, mas não uma punição que alterasse o resultado obtido em campo. Mas assim é a "justiça" que nem sempre é moral. Já o Fluminense nunca esteve lutando por justiça ou pelo cumprimento das regras. Ele só está lutando pelo interesse próprio seguindo na contra-mão da história.

Não é nada diferente de movimentos sociais que pegam carona em rolezinhos e manifestações para favorecer seu interesse.

5 - Fulano que entrou na justiça contra decisão da justiça desportiva e federação y é ligado a sicrano torcedor de clube A, que está sendo prejudicado pelo clube b que foi beneficiado por federação y cujo o fulano presta serviço, e que é patrocinada pelo mesmo patrocinador do clube b. O procurador da justiça esportiva é torcedor do clube b.

Se vocês forem capazes de notar todo o imbróglio tem uma variante em comum: Conflito de interesses; um querendo valer de seus direitos mais do que o outro e todos esses conflitos envolvem a CBF.

O problema aqui é a CBF, então eu sugiro cordialmente que abandonem seu clubismo e foquem no real problema, a CBF, e todo o conflito de interesses em torno da questão. Um dia pode ser seu clube o prejudicado.

"Mentes grandes discutem ideias; Mentes medianas discutem acontecimentos; Mentes pequenas discutem pessoas." A pequenice da mente também vale pra quem discute de forma clubística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)