Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A diferença entre as manifestações da Venezuela e do Brasil

Eu sempre defendi que o brasileiro deveria sair as ruas para protestar, no entanto nunca apoiei as manifestações de junho e julho de 2013 pelas reivindicações completamente efêmeras, para não dizer ridículas. Há uma enorme diferença entre as manifestações, aqui do Brasil para as manifestações, lá na Venezuela.


Vamos antes explicar o que ocorre na Venezuela:

Marx, logo ele, já parecia saber qual seria o destino da América do Sul. Quando escreveu sobre Simon Bolivar a quem chamava de mediocre e grotesco. O mesmo Simon Bolivar héroi da América do Sul a quem Chavez atribuía seu "Socialismo Bolivariano".

O desprezo de Marx por Simon Bolívar era tão profundo que, no verbete biográfico que escreveu para a New American Encyclopedia, ele analisa em detalhes cada uma de suas campanhas, nega suas aptidões militares e, pior ainda, nega-lhe a valentia. Segundo Marx, Bolívar sempre abandonou seus homens em batalha para fugir covardemente.

Marx foi além, dizendo que ele queria unificar a América do Sul numa república federal da qual seria ditador. Numa carta que escreveu para Engels, em 14 de fevereiro de 1858.

Seguindo os passos de Bolívar. A Venezuela é hoje; gostem ou não os 'amiguxos çocialixtaxxx' uma ditadura, e o Brasil, felizmente, é uma democracia plena. Apesar de ainda termos algumas anomalias como voto e serviço militar obrigatórios.

No último domingo, milhares de estudantes voltaram às ruas de Caracas para protestar contra o governo e contra encapuzados que têm se infiltrado nas manifestações que eram pacíficas - qualquer semelhança com o que ocorre aqui não é mera coincidência - para promover a violência e o caos. Alguém pensou em Black Blocs?

Na semana passada, três pessoas morreram a tiros - não tiros de borracha, a bala mesmo - em manifestações de rua, dezenas ficaram feridas, e há nada menos de 200 presos, três deles são jornalistas. Aqui também ocorreram prisões, mas a imprensa tinha liberdade de ir checar até as prisões mais arbitrárias cometidas pelos governos de Rio e SP. Um dos motivos do porque a imprensa internacional pouco tem falado do assunto. Ninguém deve estar querendo mandar correspondentes seus a um pais que demonstra mais insegurança a imprensa do que a Síria, por exemplo.

Em abril de 2013, quando Nicolás Maduro oficialmente assumiu a presidência após uma vitória bastante questionável nas urnas, várias pessoas especularam que ele seria mais conciliador e moderado que seu antecessor Chávez. Ledo engano.

O presidente da Venezuela tem traços claros de psicopatia. Diz conversar com passarinhos, que lhe transmitiriam mensagens de Hugo Chávez, e vê a imagem do ditador morto em rebocos de parede. Ou então é um grande gozador.

A economia está destruída: de comida a papel higiênico, falta tudo nas prateleiras dos supermercados — inclusive daqueles estatais, criados por Chaves para garantir o abastecimento. A inflação no país é a mais alta da América Latina: se a nossa foi de 5,91% em 2013, a venezuelana foi de 56,2% - 8 vezes e meia a mais. A única igualdade que o chavismo conseguiu foi a de igualar ricos e pobres na escassez. Não importa quanto dinheiro você tenha para comprar comida. Ela está em falta para todos.

NT do Blog: A economia venezuelana gira basicamente em torno de um único produto: o petróleo. Todo o resto das atividades exercidas no país está, em maior ou menor grau, ligado à produção petrolífera - a quinta maior do mundo, e praticamente a única fonte de renda da nação. Com o dinheiro da venda do petróleo, o governo importa e subsidia produtos básicos - muitos dos quais é incapaz de produzir. Não satisfeito em debilitar a economia venezuelana assim como fazia Chávez, Maduro ainda emprega uma parcela considerável do dinheiro do petróleo para exportar a sua revolução a nações amigas igualmente pobres e complicadas - especialmente Cuba.


Os estudantes que vão às ruas na Venezuela se insurgem contra um país em que a liberdade de expressão é limitada, tal qual querem fazer por aqui calando a boca de qualquer um que fale ou pense fora da caixinha ideológica.

Escreveu Gabriel Salas, diretor executivo do Estudantes Pela Liberdade na Venezuela, para o blog Liberzone e que reproduzo aqui: Os jovens venezuelanos saem às ruas porque temem que suas vidas e todos os seus sonhos sejam esmagados pelos slogans que suprimem a individualidade e a prosperidade. Estes jovens estão fartos de sentirem na própria carne os resultados da injustiça e da impunidade, que não perdoam nem distinguem credos, opiniões e cores, mas que minam permanentemente a confiança e a vida de centenas de milhares de pessoas em nossa sociedade.

Aqui queimavam-se bandeiras do Brasil. Lá queimam-se bandeiras de Cuba. Emblemático não?


O que ocorre no Brasil: 

Para esclarecer a idiotas metidos a intelectuais como o Tico Santa Cruz, que lançou essa pérola:



Tenho deixado claro desde 2013 que não levo a sério tanto barulho por um motivo tão banal quanto aumento de passagens. A impressão que tenho é que vivemos numa Suécia onde tudo é perfeito e só a passagem do 'buzão' é cara.

O Brasil tem muitos problemas e muito maiores. A pauta restrita somente à luta contra o aumento das passagens é patética:

- Brasil foi escolhido para sede da copa em 2007, porque ninguém protestou antes?
- Porque aqueles a quem eu chamo de "manifestontos" nunca protestam pelo fim do voto obrigatório?
- Porque não protestam pelo fim do serviço militar obrigatório?
- Porque nunca protestaram contra os privilégios e mordomias dos políticos em geral dos servidores do alto escalão que tudo podem as nossas custas?
- Porque nunca protestaram pela redução da maioridade penal (ideia a qual sou contra) mas parece ser a única solução a curto prazo?
- Porque ao invés de pedirem mais estado em assuntos onde o estado já falha miseravelmente, não exigem transparência e competência na aplicação dos recursos públicos em saúde e educação? Pra que exigir 10% do PIB onde já se perde 40% dos recursos destinados a essas áreas?

E principalmente porque tentam expulsar dos protestos quem não queria seguir a "cartilha" ideológica das manifestações?



Aguardo explicações toscas.


Não faltam provas, imagens neste blog onde critiquei ponto a ponto as manifestações daqui pelo motivo banal, pela falta de foco dos protestos, pelos pedidos de mais estado em áreas onde ele já presta um serviço porco em troca de impostos altíssimos. Quando havia foco a maioria do pessoal engajado de merda, não comparecia ou se comparecia chamava aquele que não protestava dentro da sua cartilha de "Coxinha".

Quem se lembra quando o Movimento Passe Livre meteu o pé das manifestações após conseguirem o que queriam? Seus 0,20 R$. Segundo eles, o objetivo era que a passagem baixasse, e ela baixou, e pronto. O cancelamento dos protestos vem da percepção de que o povo nas ruas não tinha a mesma ideologia que eles. Não precisa ser nenhum analista político para perceber que um protesto apartidário não era o objetivo da esquerda. Dane-se as outras reivindicações.

Não participo. Mas se um dia, que eu espero que nunca aconteça. Isso vier a acontecer aqui no Brasil. Minha corrente, meu facão, minha katana (made in china) mal afiada e eu mesmo estaremos a disposição. Até lá não contem com meu apoio enquanto suas manifestações não passarem de picuinha politica.

Por fim: Se minhas palavras não são o bastante para você entender a diferença drástica do que ocorre nos dois países quem sabe imagens falem mais por mim:


El Comercio (Perú) O governo de Nicolás Maduro proíbe a cobertura da mídia de vídeos e fotos http://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/imagenes-que-venezuela-no-puede-ver-noticia-1709263

Anistia Internacional - Anistia lança ação urgente
http://amnistia.me/profiles/blogs/aauu-por-venezuela

47 imagens para você ver que o bicho está pegando na Venezuela
http://www.ovelhasvoadoras.com.br/2014/02/o-bicho-ta-pegando-na-venezuela.html

Videos







Espero que isso tenha esclarecido suas dúvidas.

PS: Exceto figuras do PT como Lula, defendendo Maduro. NENHUM outro partido do Brasil fez qualquer menção ou critica ao que ocorre na Venezuela. Estamos muito bem servidos...


Mais:

V de Vinagre: Uma revolução temperada de estupidez

http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/06/v-de-vinagre-uma-revolucao-temperada-de.html

Carta aos Revolucionários / Ou como realizar um protesto http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/06/carta-aos-revolucionarios-ou-como.html 

Entendam melhor os motivos que levam a por exemplo uma passagem cara
 - http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/brasil-no-mundo/2013/06/09/o-momento-brasil-passou-para-o-mundo-sim/
http://super.abril.com.br/blogs/crash/a-gota-que-faltav/
http://super.abril.com.br/blogs/crash/pagina-exemplo/

CMI - Centro de Mídia independentehttp://www.midiaindependente.org/pt/red/2009/04/445662.shtml

Um comentário:

  1. É isso mesmo Shogun, eu vivo falando isso há muito tempo. Mas, eu é que sou louco.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)