Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

A Ineptocracia



Ineptocracia
: Neologismo para governo/instituição regido por pessoas que são incapazes para a função.

O 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln (1809-1865) tinha o seguinte pensamento: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” Entra enfim a questão do mérito. Do grego “merós", parte, porção deriva o latim “merere”, ganhar, adquirir e obter como particípio passado para “meritus” surge “meritum”, mérito, benefício, favor, importância e valorável. Como senso de excelência surge na Idade Média (Século XIV) como condição ou conduta que resulta em recompensa ou punição. O que merece de acordo com o que é realizado. Quando Lincoln questiona o caráter e o poder como medidas para avaliar quem assume o posto, também faz refletir se a pessoa está qualificada para o que está assumindo o poder. O vocábulo “poder” vem do latim “possum” (ser capaz de, posse) e potência vem do latim “potentĭa” com o sentido de autoridade, poder, força e capacidade. Exercer um poder significa que precisa ter a autoridade (capacidade de ser autor, de atuar, agir), de ter força (do latim tardio “fortĭa” forças, plural neutro substantivado de “fortis”, forte tanto física quanto moralmente. ). Ter força para agir de forma sensata e dentro das normas estabelecidas e não desenvolver novas normas para manter-se no poder.

Ineptocracia, na forma como se apresenta em muitos governos é o sistema onde pessoas com menos capacidade são escolhidas (eleitas) por pessoas com menos capacidade de produção e onde os membros de uma sociedade com baixas condições de sustentação ou serem bem sucedidas são recompensadas com bens e serviços pagos pela riqueza confiscada de um número menor de produtores. Ayn Rand descreve: “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.” O popular nome para ineptocracia poderia ser “clientelismo”. Trocava-se apoio pela proteção, benesses e apadrinhamentos. Prática existente até os atuais dias tanto em governos como em empresas.


http://www.diariodopoder.com.br/broncas/ineptocracia/

2 comentários:

  1. Agora entendi por que tanta gente rejeita a meritocracia: é porque são ineptocratas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente aqueles que usam o argumento do "Socialismo nunca foi implantado de verdade" Esses tem preguiça de pensar e eu de responde-los.

      Excluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)