Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 6 de junho de 2015

A Suécia socialista



Defensores do Estado de Bem-estar estão sempre citando a Suécia como um perfeito exemplo de socialismo democrático na prática, especialmente no que diz respeito à habitação e ao planejamento urbano. Eles orgulhosamente proclamam que não existem favelas na Suécia e que todo mundo tem um espaço adequado para viver. E eles recomendam o procedimento sueco como uma solução ideal para os nossos próprios problemas de habitação e desenvolvimento urbano.

A Suécia é uma monarquia constitucional parlamentarista, em que o chefe de Estado atual é o rei Carl XVI Gustaf. A princesa Vitória, primogénita do rei, é a primeira na linha de sucessão. A governação é efetuada pelo gabinete de ministros, liderado pelo primeiro-ministro da Suécia, e regulada pelo parlamento sueco. O monarca não tem poder de veto.

O atual primeiro-ministro é Stefan Löfven, desde 3 de Outubro de 2014, eleito pelo Partido Social-Democrata. O Governo Löfven é uma coligação do Partido Social-Democrata com o Partido Verde. Que é uma coalizão de esquerda, de fato.

A Social-democracia Sueca
Mesmo o "Socialismo sueco" possui suas problemas que depõem  favor da nossa visão da incompetência de gestão estatal. O quadro pintado pelos socialistas de um paraíso na Suécia ser realmente persuasivo. A "Shangri-la vermelha" possui suas falhas. Onde a maior propaganda do sucesso suéco, o programa de habitação demonstra um tempo de espera historicamente alto:

NY Times:  "o tempo de espera por um apartamento em Estocolmo era de 6 ou 7 anos (21/10/1962)” E dois anos depois (20/09/1964): “No momento atual, os moradores de Estocolmo devem esperar até 10 anos por um apartamento”.

No campo social, podemos sim, dizer que a suécia tem uma orientação socialista. E como consequência natural temos os seguintes fatos:

Outros links:

“Os mitos do Estado de Bem-estar Social da Suécia” (vídeo legendado) http://youtu.be/S6psuUt8caM

“Loch Ness Socialism” http://youtu.be/FvfHLr5aEqU

O mito do assistencialismo escandinavo reexaminado” http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=632

“Mitos vs fatos no sistema de saúde sueco: O direito de esperar” http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1115

“Como o assistencialismo corrompeu a Suécia” http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=113

“O estagnado socialismo sueco” http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=872

Decisão de juiz libera masturbação em público na Suécia” http://glo.bo/1vPxmlU

“Estupros coletivos entre jovens preocupam polícia na Suécia” http://bit.ly/1CI64Ty

“Decisão em julgamento de estupro coletivo causa indignação na Suécia” http://bit.ly/1zU8dFV

“Jovens da periferia queimam carros na capital da Suécia… Ué, este não era o paraíso na Terra?” http://bit.ly/1vPyJB7

“Se a Suécia causa tantas dissonâncias cognitivas nos esquerdistas (enganando também até alguns direitistas), nada melhor que a metáfora do estupro para explicar-lhes a dura realidade” http://bit.ly/1tITnyg

Economia 

O que seu amigo socialista não sabe ou finge ignorar é que a Suécia para chegar ao estado de bem-estar social precisou de doses cavalares de Liberalismo no passado e ainda as adota hoje.

A economia sueca esteve estagnada por muito tempo até que em 2006, o governo de direita do primeiro ministro FredrikReinfeldt venceu as eleições e começou uma série de reformas liberais, fazendo com que a economia voltasse a crescer.

Com medidas que deveriam ser chamada de "neoliberais" pelo seu amiguinho esquerdista tapado:

Abertura ao comércio internacional (http://www.iccwbo.org/Data/Documents/Global-Influence/G20/Products/2011-Open-Markets-Index-%28OMI%29-pdf/)

- Câmbio flutuante(http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_with_floating_currencies)

- Regime de metas de inflação (http://en.wikipedia.org/wiki/Inflation_targeting)

- Juro Real Relativamente alto (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-fica-mais-perto-do-topo-em-ranking-de-juro-real)

- Dívida pública pequena (https://www.cia.gov/…/publi…/the-world-factbook/geos/sw.htmlhttps://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/sw.html)

- Ambiente favorável para os negócios (http://portugues.doingbusiness.org/rankings)


Até mesmo a alta carga tributária é na verdade, evidência de uma política econômica mais ortodoxa, afinal é bem melhor bancar um estado de bem estar social com impostos do que com endividamento público ou com inflação e muito melhor, obviamente, do que ter uma divida impagável mesmo com alta carga tributária, como é o caso de muitos países europeus hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)