Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A Dissonância Cognitiva da Geração mimimi



A polêmica da vez nas redes sociais: alunas de um colégio no RS protestam pelo direito de usar shorts.

A princípio um acontecimento sem importância, isso revela muito sobre a mentalidade da juventude e mesmo do status quo de hoje. Não duvido se logo aparecerem grupos feministas apoiando, alegando "machismo", "opressão", "preconceito" ou "objetificação da mulher" por tal restrição em um ambiente privado. As mesmas feministas, por sinal, que depois querem reclamar e até proibir cantadas na rua.

Liberdade, para essas pessoas, não é simplesmente fazer o que quiser, mas sim fazer o que quiser sem serem julgadas, como se só pudesse haver liberdade caso tiverem o poder de controlar os pensamentos e até o discurso alheio. "Meu corpo minhas regras, mas sua boca é minha" parece ser um lema muito mais honesto.

Liberdade, para essas pessoas, não significa que cada um pode fazer as próprias regras, mas sim que elas podem fazer as delas sem ter que seguir ou respeitar as regras de mais ninguém. Confundem liberdade com a satisfação incondicional dos caprichos de seus próprios egos. É o cúmulo da mesquinharia, isso sim.

Se existe algo mais deprimente do que ver a falta de apreço pela liberdade, é ver o quanto as pessoas não entendem nada sobre o que realmente significa essa palavra. Não se surpreenda se logo vierem pessoas querendo controlar cada aspecto da sua vida enquanto alegam lutar pela "liberdade".

Talvez seja pessimismo demais, mas não vejo nenhuma chance de melhora até que essa geração aprenda não apenas a importância da liberdade, mas também que um mundo realmente livre não gira em torno de seus próprios egos. Até que aprendam esta lição, não passarão de um bando de miniditadores em potencial.

Nota do Editor: A informação oficial é de que o protesto foi incitado por membros de um grupo jovem de esquerda ligado ao PSOL. Não nos surpreende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)