Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

1º Janeiro 2021

 


1º de janeiro de 2021. Meu 2020 ainda não acabou.

Ainda falta um dos ritos de passagem mais dolorosos da vida de um filho: Enterrar um pai/mãe.
Vou chorar, óbvio; vou sentir dor; tristeza mas sobretudo uma falta imensa do seu amor, carinho e atenção.
Parece absurdo um homem de sessenta e poucos anos, já aposentado se preocupar com outro homem de quarenta e poucos anos como se fosse um adolescente, exceto por um detalhe. Se esse senhor for o seu pai.
E putz, que amor gigantesco e incondicional eu pude experiênciar nesses anos. Eu tenho os melhores país do mundo. Eu sempre tive a melhor mãe do mundo, e se talvez tivéssemos sido um pouco distantes na minha infância eu posso dizer que na vida adulta eu tive o melhor e maior pai do mundo.
Eu hoje me sinto em abstinência. Sou um viciado em amor paternal porque nesses últimos anos você me deu overdoses de amor. Vai ser duro pra mim, acostumado a falar contigo TODOS OS DIAS, a não ouvir mais sua voz. Não rir das suas piadas e fazer você rir das minhas imitações.
A última imagem que eu vou guardar de você é essa. Tocando a minha guitarra, que eu pensei em te dar, mas não deu tempo; ao vir me visitar no dia do meu aniversário em plena pandemia.
Se alguém me perguntar qual foi o melhor presente de aniversário que ganhei na vida, eu vou dizer " a visita, a companhia e o amor do meu pai no dia do meu aniversário, em pleno 2020".
Não vou me cansar de te agradecer. Por ter me ensinado duas lições: A primeira é que nem a mais gentil das pessoas está livre de cometer erros na vida e sair do seu caminho, mas que ainda assim qualquer um é capaz de mudar, voltar ao seu caminho natural e ainda transcender se tornando maior do que era.
Você ajudou pessoas que cuspiram no seu rosto, demonstraram ingratidão e nem assim se arrependeu disso. "Eu fiz minha parte, se elas são ingratas isso não depõe contra mim, mas sim contra elas, só tenho pena".
E aí vem a segunda lição: Amor, amor incondicional, gentileza e serenidade. Você amou sua família, seus irmãos como se fosse pai deles, e amou todos os seus sobrinhos, sem exceção como se fossem todos seus afilhados.
Estamos todos dilacerados por que todos perdemos um pai e um grande marido para a minha madrasta Fafá. Não serei apenas eu e minha irmã quem vai enterrar um pai. Somos todos os Mesquitas e Paivas.
Que eu possa ser pelo menos 10% do ser humano gentil e amoroso que você foi.
E a nós que ficaremos sem você, nos cabe apenas carregar a sua bandeira. Você não me deve nada pai, você cumpriu absolutamente tudo que me prometeu, mesmo depois de morrer.
Eu vou contar a sua história a quem me perguntar até o meu último suspiro. Que na próxima vida eu possa ser, quem sabe, o seu pai e da minha mãe e pagar com juros todo o amor que eu recebi.
Eu te disse pessoalmente antes de desligarem seus aparelhos e faço questão de repetir pra quem quiser ler e ouvir. Você fez tudo que me prometeu, você não me deve nada, eu vou ficar bem e eu te amo. Graças a deus que nesse dia 7 de novembro de 2020 eu pude te dizer isso pessoalmente. E disse antes em varias das nossas ligações.
Acho que já estávamos nos despedindo.
Dê um abraço forte nos meus avós e na tia Antônia. Um dia a gente se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)