Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Wikileaks: governo americano está influenciando mídia brasileira contra religião islâmica


(…) Um esforço para difundir a consciência sobre os danos que podem advir de se proibir a difamação das religiões pode render bons dividendos. Grandes veículos de imprensa, como O Estado de S. Paulo e O Globo, além da revista Veja, podem dedicar-se a informar sobre os riscos que podem advir de punir-se quem difame religiões, sobretudo entre a elite do país.

Essa embaixada tem obtido significativo sucesso em implantar entrevistas encomendadas a jornalistas, com altos funcionários do governo dos EUA e intelectuais respeitados. Visitas ao Brasil, de altos funcionários do governo dos EUA seriam excelente oportunidade para pautar a questão para a imprensa brasileira. Outra vez, especialistas e funcionários de outros governos e países que apóiem nossa posição a favor de não se punir quem difame religiões garantiriam importante ímpeto aos nossos esforços. (…)

Saiba mais
O trecho acima faz parte de um documento confidencial da embaixada americana no Brasil vazado pelo Wikileaks.

Se não ficou ficado claro, o documento trata de uma tentativa - onde é descrito como bem sucedida - do Tio Sam de incentivar uma linha de não recriminação contra "difamação de religião", especialmente contra a religião islâmica e a muçulmanos, dentro da imprensa brasileira.

Entre os veículos citados encontramos: Estadão, O Globo e a Revista Veja

Chama a atenção a declaração da embaixada americana de que está obtendo “significativo sucesso” ao influenciar os maiores veículos midiáticos brasileiros.

Em certo trecho do documento é dito que “Ao abordar os mais altos níveis do Ministério de Relações Exteriores, é essencial persuadir o Brasil a mudar seu voto e a trabalhar conosco a favor da “Difamação de Religiões”, até chegarmos a uma solução de conciliação”.

Fato nº 1 - este telegrama secreto é uma prova de que o governo dos EUA consegue publicar o que quiser na imprensa brasileira

Fato nº 2: a Veja tinha acabado de publicar uma matéria sobre "células terroristas" em Foz do Iguaçu, antes do acontecimento no Rio de Janeiro.

É muita coincidência.

Fica o aviso: Filtrem bem as informações quando lerem coisas relacionadas ao Islamismo, tipo as insinuações recentes de vários sites e jornais brasileiro tentando ligar o assassino de Realengo com a religião islâmica e com grupos terroristas.

Exemplos abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)