Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Qual o valor de uma vida. Quantos Yorkshires valem um ser humano?

Inicio este post fazendo esta pergunta, devido a nova campanha que se iniciou no Facebook e no Twitter. Também deve rolar no Orkut, mas este eu abandonei faz tempo.

A onda de compartilhar imagens pelo facebook tem gerado uma guerra entre aqueles que defendem os direitos dos animais e os humanistas. Que se sentem incomodados com a comoção que toda morte brutal de algum bicho causa.

Eu imagino que essas pessoas queiram instituir algum tipo de câmbio para definirmos quanto vale a vida de um animal em relação a de um humano.

Usar a imagem da idosa que foi covardemente espancada por um capanga de agiota para mostrar indignação é válido. Agora comparar esse caso lamentável com a mobilização pela morte do yorkshire igualmente espancado, mas infelizmente morto por sua dona, pessoa que deveria cuidar e zelar pela sua existência já que o comprou. É de uma cretinice e falta de senso imensuráveis.

No Twitter temos os engajados de esquerda reclamando dessa mobilização, agora comparando a da morte do índio de 8 anos no Maranhão. E que por mais que eu acredite na sua veracidade, não foi e talvez nunca será provada. Possivelmente esta neblina que encobre o caso não tenha gerado a indignação que ela merece. Também o fato de os meios de comunicação não terem dado atenção ao caso como deveria, explica a pouca mobilização.

O que tem que ficar claro aqui é que aqueles que defendem os animais não são insensíveis às tragédias humanas.


Eu poderia perfeitamente resumir o post com essa imagem. Mas se uma imagem não valeu mais que mil palavras eis aqui este texto explicando para aqueles mais sonsos o que deveria ser óbvio.

Se um ser humano é morto, no Brasil isso é crime e leva o assassino à cadeia. O mesmo não ocorre quando um animal é morto. No Brasil o responsável pela morte no máximo pagará uma multa.

Relembremos o caso do Rottweiller Lobo que foi arrastado preso a um carro por quarteirões no último dia 2 de novembro, e morreu por "complicações no seu quadro clínico" em Piracicaba, interior de São Paulo.

1500,00 R$ é o que custou ao dono, o mecânico Cláudio César Messias, pela morte do animal. Você acha isso justo?

Se fosse um ser humano Claudio César estaria preso, ou aguardando um julgamento que o levaria a cadeia caso fosse condenado (No Brasil tudo é possível).

Então antes de apertar o enter numa imagem que cobra dos seres humanos mais mobilização pela morte ou uma covardia contra outro humano. Lembrem-se sempre que há leis para punir esses crimes.

Nós estamos lutando para que hajam leis para que punam igualmente quem cometa atrocidades contra animais. São iniciativas como a #LeiLobo.

Para nós não há uma cotação ou câmbio que defina quantos lobos valem um indiozinho. Ou quantos yorkshires valem uma senhora. São todas vidas preciosas.

Mas que tal você indignado com os crimes contra a humanidade ao invés de criticar os indignados com os crimes contra os animais deixar de ser hipócrita sonso e lutar VOCÊ pela punição dos criminosos? Quer saber o porque você não faz? porque nós conseguimos nos mobilizar, nós conseguimos cobrar das autoridades  E nós conseguiremos um dia que uma lei definitiva contra maus tratos a animais seja aprovada. Quando este dia chegar nós nos dedicaremos mais aos crimes contra humanos. Você possivelmente vai continuar reclamando e sendo o grande bundão que é.

"A impunidade gera a audácia dos maus" ( Carlos Lacerda )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)