Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Politica e humor: E se "os Vingadores" fossem políticos Brasileiros?

Por Derico Mochilão, colunista convidado do blog.

Não é de hoje que produções cinematográficas levantam milhões em bilheterias pelo mundo. Porém com a invasão repentina de um outro mercado, que também é bastante lucrativo por sinal,  um novo caminho se abriu no ramo de cinema. Também é conhecido que, fãs de histórias em quadrinhos, ficam na expectativa de ver os seus heróis favoritos na tela de cinema. No ramo dos quadrinhos, assim como em qualquer outro ramo, temos vários concorrentes. Só que, duas editoras dividem o posto de preferência entre os fãs, a Marvel e a DC. A rivalidade dessas editoras chega a ser tamanha, que pode ser comparadas as das torcidas de futebol.

Apesar de ser DCnauta doente, reconheço que a Marvel tem se saído melhor que a DC, pelo fato de que seu universo ser unificado e seus heróis terem mais apelo popular. O universo da Marvel é todo baseado numa fantasia em cima da nossa realidade, pois é todo ambientado em cidade ou lugares que realmente existem. Sendo assim, o público se sente mais próximo de seus heróis, que neste tipo de ambiente, Marvel no caso, se tornam mais humanos. E pegando este gancho, é que podemos notar que existem pessoas, mesmo que ainda não sejam notadamente visíveis, que poderiam facilmente entrar para um super grupo.  Então, vamos pegar os Vingadores como exemplo. Eles são o grupo mais famoso da Marvel, formado por pessoas com personalidades, crenças e origens totalmente diferentes. Todavia, quando a Terra esta em perigo, eles se juntam para salvar a humanidade de qualquer perigo.

E eles são de origens diversas, podem surgir de qualquer lugar do planeta, ou até mesmo fora dele. Trazendo para uma realidade mais próxima  da nossa, e se os vingadores fossem formado no Brasil, como seriam?

É uma pergunta difícil de se responder, mas não impossível. Vamos lá?


O critério que usei na escolha foi o da personalidade, ou seja, nada de parte física:

HOMEM DE FERRO/ JEAN WYLLYS: Vamos começar pelo verdadeiro líder dos vingadores, o Homem de Ferro. Sem dúvida Jean Wyllys poderia ser o alter ego brasileiro, pois ambos só conseguiram ser o que são porque fazem parte de um grupo grande e conhecido. No caso de Jean Wyllys, é o grupo GLS. Outra semelhança entre eles é que ambos são ególatras, metidos a filantropos e a filósofos. Quando na verdade, escondem o fato de terem medo de ficarem sozinhos. Então, usam uma atuação para atrair a atenção das pessoas, para suprir sua carência.

THOR/ JAIR BOLSONARO: Para ser o Thor, ninguém melhor que Jair Bolsonaro. Os dois são praticamente iguais. São adaptáveis, pois conseguem dialogar desde que alguém mostre interesse em fazê-lo e se mostram pessoas que gostam de uma boa diversão. Só que antes de tudo, possuem sangue guerreiro em suas veias e podem ser rudes, grossos e inconvenientes quando provocados. Agora imagine só o Mjolnir na mão do Bolsonaro? Caraça, quero nem pensar. Sobretudo que Jean Wyllys também se encontra no grupo.

CAPITÃO AMÉRICA/ LULA: Para o Capitão América, nem precisei pensar muito. Lula é a escolha mais óbvia, pois assim como Steve Rogers, era um rapaz esforçado. Porém, todo mundo sabia que se tratava de um inútil, que não tinha futuro nenhum no que se referia a servir o seu país. Então o governo o pegou de bode expiatório e o transformou em um produto patriótico. E os dois se vangloriam de serem corretos, de conduta irrepreensível e se orgulham de servir o seu país. No caso do Lula nem tanto.

VIÚVA NEGRA/ JANDIRA FEGHALI: A Viúva Negra é a única mulher do grupo, porém em certas situações, se mostra mais macho do que alguns de seus colegas. Então, por esse quesito, eu escolho a Jandira Feghali. Porque além disso, ela também consegue ser cínica o suficiente para enganar os outros. E usa de vários atributos para chegar aos seus objetivos, escondendo suas reais intenções.

GAVIÃO ARQUEIRO/ RENAN CALHEIROS: O Gavião Arqueiro foi um mero coadjuvante, assim como Renan Calheiros.  Ambos são bastantes protegidos pelos seus respectivos chefes. E apesar de serem os mais fáceis de serem abatidos por qualquer inimigo, conseguem se safar sem nenhum ferimento. Ou seja, a participação dos dois no grupo se resume a ser um mero tapa buraco.

DR BRUCE BANNER/ ANTHONY GAROTINHO: O Dr Banner é o personagem mais complexo do grupo, afinal, estamos falando de uma pessoa que sofreu a vida toda com o medo, frustração e perseguição. E quando situação aperta pro seu lado, ele se transformar em outra pessoa. Em suma, parece que existe uma teoria da conspiração contra ele. Igualzinho ao Anthony Garotinho, que compartilha dos mesmos atributos do dr Banner.

NICK FURY/ JOSÉ SARNEY: Nick Fury  não é  vingador propriamente dito, mas é a mente por de trás do grupo. Ele é um dos principais agentes do governo e esta sempre a frente dos demais. Ele mesmo distante, esta sempre de olhos nas atividades não só dos vingadores, mas de todo o governo. E toma decisões que beneficiem somente a ele, não te parece familiar? Nick Fury é o José Sarney.

Bom, de uma coisa é certa, se os vingadores fossem feitos aqui no Brasil com esse elenco, garanto que o filme ia bater todos os recordes... de rejeição. E com certeza ia mofar nas salas de cinema.

Nota do Blog: Com uma escalação dessa só há uma coisa a dizer desses vingadores



Entretanto se é pra termos um "herói nacional" da politica sugerimos algo deste gênero:


Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Com esses Vingadores não seria uma realidade alterrnativa..mas sim uma realidade pessimista..hahaha

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)