Eis alguns mapas do projeto original do Metrô Rio, Notem a diferença de como o projeto original era mais abrangente em relação ao que está porcamente sendo feito, hoje em dia, pelo governo estadual.
Mapa da linha prioritária do Metrô,em 1968.
Projeto da Linhas 1 - já prevendo alterações que existem hoje com a estação Botafogo indo direto para Siqueira Campos; e expansão de Seans Pena para Uruguai - e das linhas e 2 (expandindo até Niterói) e 3 com integração com trem em 1975.
Este é o projeto da linha 2 antes de Cabral altera-lo para o que temos hoje. Uma linha em "Y".
Segundo nível da Estação Carioca. Hoje abandonado.
O planejamento do Metrô Rio era fazer a ligação Estácio-Cruz Vermelha- Carioca. E a Promessa do estado era a mesma. Mas em algum ponto DEPOIS de eleito Cabral mudou de ideia e resolveu vender mais 20 anos de concessão em troca da Linha 1A, pronta a tempo das eleições de 2010. Mas é uma solução claramente inferior e que ate o momento trouxe mais problemas que melhorias.
A Linha 3 continua no papel e as poucas noticias que temos dão conta de irregularidades e investigações pelo TCU. O governo de Sérgio Cabral parece ter repensado a “importância estratégica” que prometeu.
Fonte: Google Imagens, UFRJ, UFF e Caos Carioca
Já O metrô na superfície carioca é ônibus. Quando os governantes de uma cidade estão mais preocupados em dizer que fazem do que fazer, as distorções são inevitáveis.
Para o governo do estado a construção do metrô da cidade tem um objetivo claro: Garantir a eleição dos seus sucessores nas próximas eleições e cumprir exigências do COI. Não visam o conforto na locomoção do carioca.
O custo, de mais de 7 bilhões de reais fica para o próprio eleitor. Vejam a declaração abaixo do Secretário de Transportes Júlio Lopes:
"Atender o maior número de pessoas o possível..." Não a toa o Metro do Rio será o único com 4 linhas que andam na mesma direção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.
Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.
O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.